Biologia, perguntado por laísalbertini, 1 ano atrás

Alguns lagartos não possuem pernas e algumas espécies são chamadas de cobras - de - vidro. Apesar de se parecerem muito com serpentes, não conseguem, de forma alguma , ingerir pressas maiores que a abertura de sua boca, como fazem as cobras. Como você explica essa diferença na capacidade de alimentação?

Soluções para a tarefa

Respondido por Luanferrao
36
Os lagartos pertencem a um grupo diferente das cobras, por isso, não apresentam características que elas possuem, como no caso conseguir abrir a boca com maior amplitude a fim de pegar uma presa. Os lagartos em geral são do grupo lacertilia e as cobras do grupo ophidia.
Respondido por jv0811
0

Resposta:

O licranço, alicranço, licanço, alicanço, liscanço, aliscanço, leicranço, fura-mato, ânguis, anguinha, orveto, luzidio ou cobra-de-vidro (Anguis fragilis) é um réptil da ordem dos sáurios, de membros ausentes (ápode). Pertence à família dos anguídeos. É nativo de África, da Europa e da Ásia.

Apesar do nome vulgar "cobra-de-vidro", estes animais são, de facto, lagartos. Entre as características que os diferenciam das cobras estão:

• a pálpebra – os lagartos possuem pálpebras móveis e as cobras não;

• a sua língua é dividida em vez de bifurcada, como acontece nas cobras;

• a troca de pele desses lagartos ocorre em farrapos, em vez da pele inteira, como acontece nas cobras.

As cobras-de-vidro não conseguem, de forma alguma, ingerir presas maiores que a abertura de sua boca, como fazem as cobras,pois os ofídios possuem a pele bastante elástica, as costelas são móveis e os ossos, altamente maleáveis. Na cabeça das cobras existem dois pequenos ossos, o quadrado e o supratemporal, que ficam entre as partes superior e inferior do crânio. Quando a cobra está com a boca fechada, eles permanecem inclinados.Na hora de abocanhar a presa, os ossos se estendem na vertical, um sobre o outro. Unidas apenas por uma membrana elástica, as mandíbulas não dificultam a abertura total da boca. Com essa adaptação, as mandíbulas não dificultam a abertura total da boca. Com essa adaptação, a cobra pode engolir presas mais largas que sua própria cabeça,mas a cobra-de-vidro não possui essa adaptação,por isso não conseguem ingerir presas maiores que a abertura de sua boca.

Explicação:

Classificação:

Nome científico: Anguis fragilis (Linnaeus, 1758)

Nome popular: Briba, Cobrinha, Calamgo-que-vira-cobra, Cobra-de-vidro

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Subfilo: Vertebrata

Classe: Reptilia

Subclasse: Lepidosauria

Ordem: Squamata

Subordem: Sauria (Lacertilia)

Família: Anguidae

Gênero: Anguis

Espécie: A. fragilis

Comprimento: até 50 cm, incluindo 30 cm para cada a cauda

Tempo de vida: até 45 anos

Cor: marrom ou cor de bronze

Fatores de ameaça: Perda/degradação de habitat, perseguição, poluição

Bioma: Cerrado

Expectativa de vida: até 45 anos

Perguntas interessantes