Administração, perguntado por GabrielCera, 1 ano atrás

Alguns jogos apresentam uma dinâmica sequencial, na qual os jogadores atuam um depois do outro, sendo que o primeiro a atuar toma sua decisão em cima de incertezas, enquanto que o segundo toma sua decisão de acordo com a ação do jogador anterior, e isso ocorre em situações sucessivas até o final do jogo. Você é o gerente comercial de uma fábrica de motores de automóveis, a MOTORS, e pretende lançar um novo modelo de motor no mercado, o MOT5, cujo concorrente ENGINE possui um modelo similar muito bom, o ENG 10. Você sabe que a ENGINE pode decidir manter ou reduzir o preço do motor ENG10 em função da sua decisão por lançar ou não o novo motor MOT5. Para avaliar a melhor opção você resolveu montar um jogo sequencial e para tanto desenvolveu a árvore de jogos ilustrada na Figura 1, na qual os payoffs de cada jogador estão representados em termos dos seus lucros.


Para a MOTORS é melhor não lançar o motor novo para não acirrar ainda mais a concorrência com a ENGINE, que, por ser uma empresa forte, poderia tomar conta de todo o mercado como forma de retaliação.


A MOTORS deve lançar seu novo modelo de motor apenas na condição da ENGINE manter o preço do ENG10, pois, somente nessa condição, o MOT5 dará mais lucro para sua fabricante.


Na dinâmica de jogo apresentada, a atitude tomada pela ENGINE é independente da ação tomada pela MOTORS, uma vez que o lucro obtido pela empresa é o mesmo, havendo ou não lançamento do motor MOT5.


Para a ENGINE, só será vantajoso reduzir o preço do motor ENG10 se a MOTORS realmente lançar o MOT5.


Lançar ou não o modelo MOT5 é uma opção equivalente para a MOTORS, uma vez que seus lucros serão iguais.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por felippwilly
5
A MOTORS deve lançar seu novo modelo de motor apenas na condição da ENGINE manter o preço do ENG10, pois, somente nessa condição, o MOT5 dará mais lucro para sua fabricante.

hiltonfisica: pq? eu acredito q seja a C
eltontst: Concordo! Letra C - Na dinâmica de jogo apresentada, a atitude tomada pela ENGINE é independente da ação tomada pela MOTORS, uma vez que o lucro obtido pela empresa é o mesmo, havendo ou não lançamento do motor MOT5.
Respondido por loopfsa
0

Resposta:

Não poderia ser a alternativa Alternativa 2:

A decisão tomada pela ENGINE indifere da ação tomada pela MOTORS.????

Explicação:

Para a Engine tanto faz a Motors lançar ou não seu MOT5. Por que o lucro da ENGINE será para: não lançar 4,3 e para Lançar:  4,3.

Perguntas interessantes