Alguns historiadores atribuem ao filósofo Empédocles a Teoria dos Quatro Elementos. Segundo essa teoria, a constituição de tudo o que existe no mundo e sua transformação dariam-se a partir de quatro elementos básicos: fogo, ar, água e terra. Hoje, temos uma outra definição para elemento químico: o conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico (quantidade de prótons). Portanto, definir a água (H2O) como elemento químico está incorreto, porque se trata de: *
a) uma substância simples com dois elementos químicos.
b) uma substância composta com três elementos químicos.
c) uma substância simples com três elementos químicos.
d) uma substância composta com dois elementos químicos
Soluções para a tarefa
Na tentativa de explicar qual a natureza da matéria, surgiram várias teorias. Uma delas foi criada por um filósofo grego, Empédocles, por volta do século V a.C. Segundo ele, tudo que existe no universo seria composto por quatro elementos principais: terra, fogo, ar e água. Surgiu aí a teoria dos quatro elementos.
Por volta de 350 a.C., outro filósofo grego muito conhecido, Aristóteles (384-322 a.C.), retomou essa ideia e acrescentou que cada um desses elementos tinha um devido lugar e procurava permanecer nele ou encontrá-lo. Por exemplo, a terra estava no centro dos quatro elementos, em seguida vinha a água, acima vinha o ar e, por último, acima de todos, o fogo.
Resposta:
D) uma substância composta com dois elementos químicos
Explicação:
A água ( H2O) é uma substância pura composta por dois elementos químicos: o hidrogênio, conjunto de átomos que possuem o número atômico igual a 1, e o oxigênio, conjunto de átomos que possuem o número atômico igual a 8.