Alguns historiadores afirmam que a Idade Contemporânea começou com o fim da Revolução Francesa, estipulando o ano de 1789 como o término da chamada “Idade Moderna”. A respeito dessa definição de datas como pontos de rupturas históricas, analise as afirmativas a seguir.
I. Marcos históricos são importantes para a manutenção da Memória Coletiva nas populações, mas todo Fato Histórico demanda análise do historiador. Os fenômenos por trás de 1789 não podem se restringir a apenas uma data.
II. Ao definirmos o ano de 1789 como um marco de ruptura histórica, nós corremos o risco de desconsiderarmos a importância de um processo histórico mais longo e complexo. Acabamos valorizando o tempo linear em detrimento de um tempo múltiplo.
III. A definição de datas e marcos históricos é sempre estabelecida por consulta popular. O ano de 1789, que marca o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea, foi resultado de uma decisão mundial, e levou todas as sociedades da época em consideração.
IV. A definição de datas como marcos históricos tem implicações econômicas e políticas, uma vez que uma data tem o poder de fixar determinados eventos no cotidiano da sociedade. No caso europeu, estabelece-se o ano de 1789 como marco para uma virada histórica mundial, focada na França.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
III, apenas.
Alternativa 2:
I e IV, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
alternativa 5: I, II e IV
neiltonss2017:
Concordo. Opção 5.
Respondido por
1
Resposta:
página 105
partindo da análise.
alternativa 5
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás