Alguns estudiosos da Reforma Protestante e da Reforma Católica afirmam que esses movimentos ocorreram graças ao Renascimento Cultural. No entanto, foram responsáveis pelo combate às obras e autores da renascença.
Explique essa contradição.
Soluções para a tarefa
Com as mudanças políticas e econômicas na Europa, algumas figuras religiosas também decidiram mudar radicalmente sua fé. No século XVI, um movimento de natureza religiosa, política e econômica foi lançado na Europa e que abalou a estrutura e dogma da Igreja Católica.
As mudanças na Europa
Conhecida como a Reforma Protestante e assim como o renascimento cultural que teve amplos efeitos sobre a arte e a ciência europeias, a Reforma Protestante impulsionou grandes mudanças no pensamento religioso europeu e causou grande agitação política na esfera religiosa associada a essas mudanças. A Reforma foi um movimento que ocorreu na Europa no século XVI. Eles levaram à dispersão da população, antes unida apenas na Igreja Católica e para outras religiões, incluindo o cristianismo.
Leia mais sobre eventos importantes na Europa em: https://brainly.com.br/tarefa/22925173
#SJP2
Resposta:
O espírito de contestação e de livre pensar do Renascimento Cultural estimulou os reformadores a criticarem práticas de instituições poderosas como a Igreja e a abrir brechas na mentalidade de obediência – sem discussão - aos dogmas. Nesse sentido, a renascença ajudou a criar um contexto para mudanças e reformas. No entanto, tanto as igrejas reformadas como a igreja católica reformada procuraram diminuir os espaços de contestação, censurando e perseguindo quem pensasse diferente ou obras consideradas em não conformidade com suas interpretações da Bíblia e da religião. Dessa forma, o Índex, o fortalecimento da Inquisição são exemplos das ameaças que os renascentistas passaram a sofrer, tanto de protestantes como de católicos.
Explicação:
gabarito do plurall