alguns escritores lusófonos de Portugal, Angola e Moçambique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Clarice Lispector: uma literatura que escancara a alma humana e desafia os limites da linguagem. Lispector é o perfeito equilíbrio entre forma e conteúdo. Em suas mãos, as palavras estão a serviço do mais nobre propósito: a busca pela essência das coisas. Neste trecho de A Paixão Segundo G.H., essa árdua missão é brilhantemente descrita:
2. João Guimarães Rosa: se tem algo difícil de imaginar é uma obra de Guimarães Rosa traduzida. O mineiro, nascido em Cordisburgo, reinventou a língua portuguesa com a genialidade de sua literatura.
3. Mia Couto: moçambicano que cativou os leitores brasileiros, Couto tem uma escrita que sabe captar, da maneira mais bela e crítica, as cores e contradições da sua terra e do seu continente. O tema da colonização é bastante presente em sua obra, sempre de forma muito lúcida, como neste trecho de A Varanda do Frangipani:
4. Raduan Nassar: também vencedor do Prêmio Camões, Nassar é um escritor de poucas e marcantes obras.
Natural de Pindorama, interior de São Paulo, sua produção data das décadas de 60 e 70. Conhecido não apenas por sua literatura, mas também por suas fortes convicções políticas, Nassar saiu recentemente de uma longa reclusão para o lançamento de sua obra completa, pela Companhia das Letras. Uma ótima oportunidade, aliás, para redescobrir esse grande autor da literatura brasileira.
Explicação:
espero ter ajudado ...