alguns dos desejos são naturais e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem necessários, mas nascidos de vã opinião. os desejos que não nos trazem dor se não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano. (epicuro de samos. "doutrinas principais". in: sanson, v. f. textos de filosofia. rio de janeiro: eduff, 1974). 1. no fragmento da obra filosófica de epicuro, o homem tem como fim: * 1 ponto a) alcançar o prazer moderado e a felicidade. b) valorizar os deveres e as obrigações sociais. c) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida com resignação. d) refletir sobre os valores e as normas dadas pela divindade. leia o trecho da carta a meneceu: "nenhum jovem deve demorar a filosofar, e nenhum velho deve parar de filosofar, pois nunca é cedo demais nem tarde demais para a saúde da alma. afirmar que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou é a mesma coisa que dizer que a hora ainda não chegou ou já passou; devemos, portanto, filosofar na juventude e na velhice para que enquanto envelhecemos continuemos a ser jovens nas boas coisas mediante a agradável recordação do passado, e para que ainda jovens sejamos ao mesmo tempo velhos, graças ao destemor diante do porvir. devemos então meditar sobre tudo..." (epicuro carta de epicuro a menoiceus). 2. para epicuro, como se expressa na carta a meneceu, o objetivo da filosofia é: * 1 ponto a) a felicidade do homem. b) a imparcialidade diante das decisões tomadas pelos homens. c) o gozo imoderado dos prazeres mundanos. d) estabelecer, refutar e defender argumentos tirados da bíblia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
1°) Para Epicuro, o fim último da ação ética é a felicidade e esta, por sua vez, só é alcançada a partir dos prazeres moderados.
- Item A - Alcançar o prazer moderado e a felicidade.
2°) Epicuro não acreditava em vida após a morte, e a considerava uma tragédia, onde nascemos, crescemos e morremos ao acaso. Neste sentido, e de acordo com o texto, ele acreditava que deveríamos viver e aprender a cada momento, para que nossa existência fosse aproveitada ao máximo.
Assim, a filosofia faz parte da construção da sabedoria, nos ajudando a nos sentirmos mais jovens, e ao mesmo tempo maduros, utilizando sempre a racionalidade para avaliarmos nossa realidade.
- Item A - A felicidade do homem
Perguntas interessantes
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Português,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás