Alguns comportamentos são comumente encontrados no setor público. Na tentativa de mudar o conceito do grupo a respeito do próprio papel desempenhado no setor, um gestor de excelência terá que se empenhar em quebrar alguns paradigmas enraizados. COSTA, W. S. da C. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes. Maringá: Unicesumar, 2018. Quais paradigmas são esses? Analise as afirmativas a seguir: I. Não é preciso participar ou expor ideias. II. Executar apenas as funções atribuídas, sem buscar outros conhecimentos. III. O papel principal e único do funcionário é cumprir o que é pedido no prazo pretendido. IV. Executar processos é a razão final das funções. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: II, apenas. Alternativa 2: I e III, apenas. Alternativa 3: I e IV, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Olá!
Deixarei as mesmas considerações para você.
I. Não é preciso participar ou expor ideias.
CORRETO. Temos que analisar o seguinte: a gestão privada deve servir como exemplo para a pública. Na gestão privada, as pessoas são estimuladas para criar ideias e inovar (nos produtos e serviços).
II. Executar apenas as funções atribuídas, sem buscar outros conhecimentos.
CORRETO. Atualmente, percebemos que há falta de intraempreendedores.
III. O papel principal e único do funcionário é cumprir o que é pedido no prazo pretendido.
CORRETO. Muito por conta do estilo de liderança que, comumente, é autoritário.
IV. Executar processos é a razão final das funções.
CORRETO. O colaborador não tem a chance de aperfeiçoar as suas habilidades e, consequentemente, cai na monotonia (mesmas funções).
Diante disto, a alternativa correta é:
"Alternativa 5: I, II, III e IV".
Cuide-se bem!