Alguns casos da Doença de Alzheimer (DA) precoce apresentam um padrão de herança monogênica au-tossômica dominante. Já o daltonismo é uma herança de natureza recessiva ligada ao sexo.O genótipo e o fenótipo para DA de Paulo são desconhecidos. Ele tem duas irmãs mais velhas com sinais de DA e um irmão normal, sendo a mãe e o avô materno também portadores de DA (os demais membros da família dele são normais). Ele está para se casar com Vanilde e jamais foi constatado qualquer caso da doença precoce na família dela. Por outro lado, em relação ao daltonismo, Vanilde é normal e filha de pai daltônico, sendo Paulo, normal. O casal consulta um geneticista para dirimir algumas dúvidas. A)Qual a probabilidade de o casal vir a ter um menino daltônico e que, no futuro, venha a desenvolver a DA precoce?B)Qual a probabilidade de o casal vir a ter dois meninos com DA precoce?
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
Olá!
Neste caso,a probabilidade é de 25% pois a multiplicação segue 1/2 em relação ao sexo masculino e a outra parte nascer daltônica.
Podemos aprofundar a noção do caso, especificando o daltonismo que é uma doença hereditária recessiva que se liga a esse cromossomo X, o que no caso do pai ser, as probabilidades do filho também ser podem ser grandes apesar de variáveis.
Valeu!
Respondido por
5
Resposta:
1/16
Explicação:
1/2 de chance de ser meino
1/4 chance do menino ter DA
1/2 chance do menino ser daltonico
1/2 * 1/2 * 1/4= 1/16
Perguntas interessantes
Química,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Português,
8 meses atrás
Direito,
1 ano atrás
Contabilidade,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás