alguns anfíbios como as rãs têm grande capacidade de saltar. qual a importância dessa capacidade para esses animais?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alguns anfíbios podem saltar distâncias que correspondem a cem vezes o seu tamanho.
É o que acontece com a rãzinha- saltadora (Pseudopaludicola saltica), um bichinho encontrado no Brasil. Com apenas 1,5 centímetro, ela é capaz de dar incríveis saltos de 1,5 metro! Proporcionalmente, é como se um homem adulto fosse capaz de saltar uns 170 metros – quase a distância de dois quarteirões. Já pensou?
Outro bicho pulador é a perereca Acris gryllus, encontrada somente no México, nos Estados Unidos e no Canadá. Ela mede 4 centímetros e pode dar pulos de até 40 vezes o seu tamanho, atingindo a marca de 1,6 metro. Tamanha facilidade para o salto acontece em razão de adaptações físicas no corpo desses bichos. “Os anfíbios conseguem saltar longas distâncias graças a certas particularidades de sua anatomia, especialmente por causa das pernas bem desenvolvidas”, afirma o biólogo Luís Felipe Toledo, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), de Rio Claro (SP).
Mas, ao contrário do que se possa pensar, nem todos os sapos pulam. Alguns, como o sapo-andarilho (Macrogenioglottus alipioi), típico da mata Atlântica, só se movem caminhando. Eles não têm essa capacidade de pular porque suas pernas são proporcionalmente mais curtas do que as dos anfíbios saltadores.