Administração, perguntado por sheilatupi, 11 meses atrás

Algumas vezes, as greves são usadas como forma de pressão dos trabalhadores por melhores salários ou condições. Em outras, acabam se tornando uma forma de manifestação política. Ainda existem aquelas convocadas para protestar contra mudanças em direitos já assegurados, para derrubar políticos e até como forma de propor novos regimes governamentais. O primeiro registro histórico de uma greve foi uma paralisação de artesãos no Egito Antigo durante o reinado de Ramsés III, em 1.152 a.C.. No Brasil, o primeiro ato de que se tem notícia foi a interrupção dos tipógrafos dos jornais “Diário do Rio de Janeiro”, “Correio Mercantil” e “Jornal do Comércio”, que reivindicavam aumento salarial em 1858.

Elaborado pela professora, 2019.

Sobre a greve, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Pelo Código Penal de 1940 a greve era uma conduta permitida em sociedade mesmo que fosse contrária aos interesses públicos.

Alternativa 2:
A CLT, em 1943, estipulava como punição para aquele que participasse de greve a reclusão em sistema prisional, sendo a pena de, no mínimo, 3 anos.

Alternativa 3:
Na Constituição de 1967 era garantido o direito de greve a todos os trabalhadores, inclusive em serviços públicos e em atividades essenciais.

Alternativa 4:
A Constituição de 1946 não trouxe nenhuma regulamentação sobre o direito de greve.

Alternativa 5:
A Constituição de 1988 passou a assegurar o direito de greve, devendo os trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-la e sobre os interesses que devem ser defendidos.

Soluções para a tarefa

Respondido por kghestudante
18

 Alternativa 5:

A Constituição de 1988 passou a assegurar o direito de greve, devendo os trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-la e sobre os interesses que devem ser defendidos.


prismarques: concordo, 5
acontabeis: correto, página 156 do livro
Respondido por falecomsodoski
3

Resposta:

alternativa 05

Explicação:

na aula ao vivo da professora = aspectos históricos constituição sindical, principio da liberdade sindical.

Perguntas interessantes