Algumas relações ecológicas causam benefício para apenas uma espécie, não prejudicando nem beneficiando a outra. Um exemplo clássico ocorre entre a rêmora e o tubarão. Nesse caso, a rêmora prende-se ao corpo do tubarão e alimenta-se dos restos de suas presas. Marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa relação ecológica. a Inquilinismo. b Mutualismo. c predatismo d Amensalismo. e Comensalismo.
ME Ajude e caso de vida ou morte por favor alguém.........
Soluções para a tarefa
Resposta:
e Comensalismo
Explicação:
O comensalismo é uma relação em que apenas uma das espécies é beneficiada, entretanto, não há prejuízo à outra. Geralmente, nessa associação, uma espécie está procurando principalmente alimento.
Resposta:
Relações ecológicas são interações que ocorrem entre os seres vivos. Elas podem ocorrer tanto entre indivíduos de uma mesma espécie quanto entre organismos de espécies diferentes. É denominada relação ecológica harmônica quando nenhum dos organismos envolvidos é prejudicado na interação, e desarmônica, quando há prejuízo para, pelo menos, um dos envolvidos.
Resumo sobre relações ecológicas
Relações ecológicas são interações que ocorrem entre os seres vivos.
Nas relações ecológicas harmônicas, nenhum dos indivíduos é prejudicado com a associação.
Nas relações ecológicas desarmônicas, pelo menos um dos envolvidos é prejudicado.
As relações ecológicas intraespecíficas ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie.
Sociedade, colônia, competição intraespecífica e canibalismo são exemplos de relações intraespecíficas.
As relações ecológicas interespecíficas ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes.
Mutualismo, comensalismo, predatismo, parasitismo, amensalismo e competição interespecíficas são exemplos de relações interespecíficas.
Sociedade: é uma relação ecológica em que organismos de uma mesma espécie vivem em grupos caracterizados pela divisão de trabalho. Na sociedade não há união física entre os organismos, e os indivíduos trabalham de modo cooperativo. As abelhas são animais que vivem em sociedades.
Nas colmeias é possível verificar três castas, as quais realizam tarefas bem definidas. A rainha é a única fêmea que se reproduz na colmeia. As operárias são fêmeas que realizam diferentes atividades, como produção de cera, coleta de néctar e pólen e alimentação dos indivíduos em fase larval. Por fim, temos o zangão, que atua garantindo a fecundação da rainha.