Algumas regiões, inclusive no Brasil, utilizam a "osmose reversa" para obter água potável a partir da água salobra. Em que consiste esse processo e aponte uma vantagem e uma desvantagem de sua utilização.
Soluções para a tarefa
Lembre que osmose é o processo físico-químico da passagem de um solvente (água) de uma solução menos concentrada para uma mais concentrada, através de uma membrana semipermeável, tendendo a equilibrar as concentrações.
A direção é sempre no sentido da menor para a maior concentração, ou seja, do meio hipotônico para o meio hipertônico para que os meios se tornem isotônicos.
A membrana semipermeável permite a passagem do solvente (água) mas retém o soluto (íons do sal).
Osmose reversa (RO) é a inversão do movimento da água feita com aplicação de pressão maior que a pressão osmótica no meio mais concentrado fazendo com que a água passe para a região de menor concentração.
No caso da água salobra os íons do sal ficam retidos na membrana e a água dessalinizada pode ser aproveitada.
Para a água salobra a pressão aplicada normalmente é de 2 a 17 atm.
Obs: Pressão osmótica é a tendência que o solvente tem de passar pela membrana semipermeável. É a pressão hidrostática causada pela diferença de concentração das soluções.
Vantagens: Podem ser utilizados para produção de água doce para consumo em locais com pouca água doce mas com reservas de água salobra, como partes do nordeste brasileiro,
Dessalinizadores RO podem ser fabricados para produção de água em grande escala ou portáteis para aplicações médicas, residenciais, laboratórios, indústrias etc.
Aparelhos de hemodiálise utilizam processadores de RO para filtrar o sangue.
Processadores de água por R.O podem ser usados nas localidades rurais, onde não há fornecimento de água potável.
Uma desvantagem do uso da Osmose Reversa é para aplicação residencial, porque ela produz muita água residual, imprópria para consumo. Para cada litro de água potável produzida é produzido de 2 a 4 litros de rejeito.
Alguns tipos de membrana utilizados como as usadas na nanofiltragem (10A°) e hiperfiltragem (1A°) podem ser muito caras, além disso microrganismos podem passar por falhas nas células obrigando que no tratamento da água seja feita uma desinfecção que pode ser com radiação UV ou ozônio para prevenir contaminação bacteriana.