Algumas pessoas conseguem mais do que outras nas sociedades – mais dinheiro, mais prestígio, mais poder, mais vida, e tudo aquilo que os homens valorizam. Tais desigualdades criam divisões na sociedade – divisões com respeito a idade, sexo, riqueza, poder e outros recursos. Aqueles no topo dessas divisões querem manter sua vantagem e seu privilégio; aqueles no nível inferior querem mais e devem viver em um estado constante de raiva e frustração [...]. Assim, a desigualdade é uma máquina que produz tensão nas sociedades humanas. É a fonte de energia por trás dos movimentos sociais, protestos, tumultos e revoluções. As sociedades podem, por um período de tempo, abafar essas forças separatistas, mas, se as severas desigualdades persistem, a tensão e o conflito pontuarão e, às vezes, dominarão a vida social. TURNER, Jonathan H. Sociologia: Conceitos e aplicações. São Paulo: Pearson, 2000. p. 111. (Adaptado).A observação da figura e a leitura do texto permitem inferir: *
1 ponto

no plano social, a igualdade humana está explícita em dois setores bem definidos: na Justiça, segundo a qual todos são iguais perante a lei, e na educação, em que todos devem ter oportunidades iguais; essas práticas são vivenciadas pela sociedade brasileira.
a estratificação, na visão de Karl Marx, mostra que a luta de classes não se polariza entre o ter e o não ter e envolve mais do que a ordem econômica.
segundo Karl Marx, aqueles que possuem ou controlam os meios de produção têm poder, sendo capazes de manipular os símbolos culturais através da criação de ideologias que justifiquem seu poder e seus privilégios.
a estratificação de classes existe quando renda, poder e prestígio são dados igualmente aos membros de uma sociedade, gerando, portanto, grupos culturais, comportamentais e organizacionais semelhantes
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
A é falsa, pois tanto a lei quanto os sistemas de educação não são perfeitamente promotores da igualdade de oportunidades em nosso país.
B é verdadeira, de modo que os diferentes desejos que determinam as realidades das diferentes classes sociais na sociedade capitalista as conduzem, invariavelmente, à luta de classes, de modo que a classe dominante, temendo perder seu poder, usa da ideologia para perpetuar sistemas de dominação.
C é falsa, a estratificação de classes só existe em sociedades desiguais.
D é falsa, para Marx a diferença entre ter e não ter poder é a própria essência da luta de classes.
Perguntas interessantes
Ed. Técnica,
6 meses atrás
Inglês,
6 meses atrás
Ed. Técnica,
6 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás