Algumas pessoas afirmam que os indígenas não têm religião. Esse é um resquício de preconceito que os colonizadores europeus trouxeram: qualquer religião que não fosse a deles não era considerada religião. Que elementos podemos apresentar para afirmar que, de fato, os indígenas são um povo com religiosidade? Quais seriam as diferenças existentes entre a religião do povo indígena e a religião dos colonizadores?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os povos indígenas, apesar de terem pertencido a vários grupos diferentes com pontuais diferenças de comportamento e cultura, tinham elementos comuns que consolidavam uma cultura indígena como um todo. Eles tinham religião, hábitos, costumes e comportamentos similares, a divisão do trabalho também era parecida entre todos os povos, e o modo de vida deles era baseado na caça, na pesca e na coleta, acrescida da agricultura de algumas plantas, como a mandioca.
A religião indígena, baseada em conjuntos de mitos sobre seres espirituais, era variada, entretanto era comum a crença em entidades espirituais que habitavam o mundo material. Também se acreditava em potências espirituais encarnadas por animais e na existência de pessoas que poderiam estabelecer contato com o mundo espiritual (pajés), sendo homem ou mulher
Explicação:
espero ter ajudado