Biologia, perguntado por yaraleandramedeiros, 6 meses atrás

Algumas espécies podem tornar-se patogênicas quando houver quebra da tolerância entre patógeno e hospedeiro. Estes casos podem provocar quadros clínicos variáveis, que se não forem diagnosticados e tratados em tempo, podem ser fatais.
Estes quadros clínicos variáveis, podem ser desde processos benignos a septicemias de origem fúngica. Sempre que se encontra alguma alteração na resposta imunológica no organismo humano frente aos patógenos, trata-se de uma oportunidade para o fungo passar do estado não patogênico para o patogênico. Em condições como essa, em que há mudança do estado patogênico, pode-se dizer que está estabelecido um quadro de micose oportunista.
Faça um quadro comparativo dos fatores que podem levar a essa mudança de comportamento.
Liste alguns agentes causadores de micoses oportunistas.

Soluções para a tarefa

Respondido por lohanamagalhaes
9

Resposta:

A questão fala basicamente sobre as micoses oportunistas, causadas por fungos de baixa virulência, que convivem pacificamente com o hospedeiro, mas ao encontrarem condições favoráveis, como distúrbios do sistema imunológico, que é a causa mais comum, desenvolvem seu poder patogênico, invadindo os tecidos.

Outros fatores podem influenciar e favorecer o aparecimento desse tipo de micose, como:

  • Medicamentos (antibióticos, imunossupressores)
  • Intervenção cirúrgica, endoscopia, diálise.
  • Manipulação invasiva (cateter, sondas, ventiladores,  alimentação parenteral)
  • Agentes físicos (radiação, queimaduras)
  • Ambiente hospitalar e tempo de internação.

As micoses oportunistas podem ser causadas por diversos fungos, destacando-se espécies de Candida, Aspergillus, Fusarium e Cryptococcus, alguns como as leveduras fazem parte da microbiota normal do indivíduo.

Respondido por francimacedopantoja
1

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Explicação:

Podemos agrupar os fatores em dois grandes grupos: os fatores intrínsecos e fatores extrínsecos.

Os agentes fúngicos mais comuns em infecções oportunistas de origem fúngica são Candida albicans, Cryptococcus neoformans, Aspergillus (predominando o Aspergillus fumigatus), Fusarium sp., Cephalosporium sp., Zigomicetos (Mucor, Absidia, Rhizopus), Basidiomicetos (Coprinus, delicatus), Geotrichum candidum; Rhodotorula rubra, Cladophialophora bantiana, Exophiala sp..

Tem-se visto um aumento na incidência de infecções causadas por fungos nos últimos anos. Isso ocorre, principalmente, devido ao aumento do número de casos de infecção pelo vírus HIV. Na clínica, sinais como febre persistente de etiologia indeterminada em imunocomprometido é indicação de hemocultura para fungos.

Perguntas interessantes