algumas espécies de formigas pulgões de seus predadores naturais. Esse comportamento aparentemente inusitado tem uma explicação; se devidamente estimulados, os pulgões produzem gotículas ricas em açucares extraídos da seiva vegetal, que servem se alimento para as formigas. Alguns cientistas denominam essa relação de escravagismo, argumentando que formigas transformam pulgões em seus escravos. Analisando essa relação pelo aspecto da reciprocidade, como ela poderia se classificada?
Soluções para a tarefa
Respondido por
283
Argumenta-se atualmente que os pulgões também são beneficiados nesta relação, haja vista que as formigas os protegem do ataque de predadores que os devorariam, como é o caso das joaninhas.Sabe-se também que a relação em si não é fundamental a sobrevivência de nenhuma das espécies envolvidas, pois a formiga detém de outros meios para obter açúcares.Sob essa perspectiva, conclui-se que a relação ecológica existente entre a formiga e o pulgão é de mutualismo facultativo.
Respondido por
1
A relação ecológica encontrada entre formigas e pulgões é a de mutualismo
Mutualismo - Formigas e Pulgões
A ecologia é o ramo da biologia que estuda a relação entre os organismos em um ambiente. Com a existência de uma série de relações que são semelhantes entre várias espécies, foram criadas algumas classificações, uma delas é o mutualismo.
No caso do mutualismo, esse tipo de relação ecológica é caracterizada pelo benefício mútuo dos dois organismos que praticam tal relação. No caso das formigas e pulgões, as formigas protegem os pulgões contra agentes naturais, em troca, os pulgões fornecem açucares para as formigas, ecologicamente dizemos que essa relação é + +.
Para aprender mais sobre relações ecológicas, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/32755372
#SPJ2
Anexos:
Perguntas interessantes
Biologia,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás