Algumas doenças crônicas não-transmissíveis e a incapacidade funcional são importantes causas de morbidade e mortalidade entre adultos e idosos. Em geral, essas doenças são de longa duração, múltiplas, exigem acompanhamento multidisciplinar permanente, intervenções contínuas e requerem que grandes recursos materiais e humanos sejam despendidos, gerando encargos ao sistema público e social. Apesar de a herança genética ser fator de grande relevância na determinação da suscetibilidade à doença, o desenvolvimento dessas morbidades se dá, primordialmente, por fatores ambientais e do estilo de vida.
Considerando o contexto apresentado avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Os indivíduos portadores de asma ou DPOC podem se beneficiar dos efeitos da atividade física (AF), independentemente da idade, no entanto, destaca-se que é recomendado a AF desde que a doença esteja sobre controle e com acompanhamento profissional. Estes pacientes encontram-se frequentemente limitados na prática das AF. Isto pode ocorrer devido à presença de inúmeros fatores, como a progressiva obstrução pulmonar, o aumento da dispneia, a hiperinsuflação dinâmica e fraqueza muscular periférica. A inatividade muscular faz com que os músculos dos membros inferiores se atrofiem, a densidade capilar muscular e a concentração de enzimas oxidativas reduzem-se e as fibras musculares alteram-se em sua constituição. O desequilíbrio entre a oferta e demanda de oxigênio determinam a redução do metabolismo aeróbio muscular, consequentemente a perda de resistência e força muscular.
PORQUE
II. A atividade física e/ou o exercício físico pode atuar na atenção primária, secundária e terciária da saúde. No entanto, embora a maioria dos mecanismos biológicos associados à redução, tanto da morbimortalidade por agravos não transmissíveis como da incapacidade funcional, pela prática de exercícios físicos, ainda não estejam completamente entendidos, aqueles já estabelecidos tornam evidentes a associação da atividade física com promoção e recuperação da saúde. Nesse sentido, algumas recomendações para a prática de exercícios são elaboradas ou reformuladas ao longo dos anos, no intuito de auxiliar os indivíduos ou profissionais a iniciar um programa apropriado de exercícios preventivos ou terapêuticos também para as doenças crônicas não transmissíveis, como a hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, entre outras.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Incorreto
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Soluções para a tarefa
Respondido por
38
Resposta:
Letra d;
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto
Explicação:
Majufe05:
CORRETO!
Respondido por
16
Resposta:
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
CORRIGIDO PELO AVA
Perguntas interessantes