Geografia, perguntado por marianesantos112021, 5 meses atrás

ALGUMAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS ACREDITAVAM QUE A TERRA ERA PLANA. SE VOCÊ FOSSE CONVIDADO A CONFRONTAR ESSA IDEIA, QUE ARGUMENTOS USARIA PARA COMPROVAR A ESFERICIDADE DESSE PLANETA LEMBRE-SE DE QUE ESTAMOS FALANDO DE PESSOAS QUE VIVERAM EM ÉPOCAS NAS QUAIS AS VIAGENS AO ESPAÇO AINDA NÃO HAVIAM SIDO REALIZADAS E NÃO EXISTIAM FOTOS DE SATÉLITE DA TERRA.

AJUDAAAAAAAAAA

Soluções para a tarefa

Respondido por KOKAIN4
2

Resposta:

amigo naquela epoca de civilizaçoes antingas eles nao sabiam o conceito da linha do horizonte

Explicação:bastava vc olhar ate um certo ponto do seu campo de visao e perceber que por mais que vc enxergasse ao longe as imagens iam desaparecendo por exemplo: montanhas, embarcaçoes e etc todos iam sumindo ao tanto que vc se destanciasse


marianesantos112021: obrigada
Respondido por eduardopegado5
0

De acordo com estudos intensos: "O mundo é redondo e achatado nos polos. Óbvio, certo? Hum… Nem tanto. Acredite: mesmo nos dias atuais, muita gente não pensa assim, o que remonta a um pensamento antiquíssimo, mas colocado em xeque pela humanidade - e superado - há mais de 2 mil anos. Os chamados terraplanistas defendem que vivemos num planeta em forma de disco. Eles atuam com força na internet. Há cerca de 30 comunidades no Facebook sobre o tema no Brasil, uma delas com mais de 97 mil seguidores. Mundo afora, o fenômeno também impressiona. Em Londres, está sediada a organização The Flat Earth Society (em português, A sociedade da terra plana), dedicada ao assunto. O rapper estadunidense B.o.B chegou a lançar uma campanha virtual chamada Show B.o.B the Curve (Mostre a curva ao B.o.B., em português) para arrecadar um milhão de dólares e comprovar que a superfície é reta. A ideia dele é usar o dinheiro para mandar um satélite para o espaço e fotografar o mundo que ele defende ser achatado como uma pizza. A iniciativa ainda não atingiu a meta, mas a arrecadação continua ativa e foram contabilizados pelo menos 6 mil dólares em doações, mesmo ele já tendo recebido mensagens pelo Twitter de vários astronautas, como o norte-americano Buzz Aldrin, dizendo a ele que é melhor economizar esse dinheiro.

B.o.B e tantas outras pessoas ignoram provas irrefutáveis conquistadas há tempos pela humanidade, inclusive imagens da Terra obtidas por satélites e fotos feitas quando o homem - Neil Armstrong e justamente Buzz Aldrin - pisou na Lua pela primeira vez, em 1969.

Ao perguntar para os alunos se o planeta é redondo, o mais provável é que eles tenham a resposta na ponta da língua: sim. Mas isso não pode bastar nas aulas de Ciências, pois a afirmação deles, provavelmente, está baseada em uma informação recebida anteriormente. Ao pedir que comprove o fato, é quase certo que a maioria vai titubear, pois nunca teve de pensar a respeito. É importante ensiná-los a não assumir tudo como verdade, e sim questionar e justificar as próprias respostas de maneira sólida. Afinal, se aceitamos tudo sem contestar, é fácil acreditar até mesmo em absurdos que circulam pela web.

Embora seja um fato inquestionável para a comunidade científica atual a Terra ter o formato elipsóide, isso deve ser discutido com os estudantes para ensiná-los como se constrói o conhecimento científico, ou seja, de que modo pesquisadores trabalham. Explorar o assunto está previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do 6º ano, que diz para incentivar a seleção, argumentação e busca de evidências que demonstrem a característica esférica do planeta.

O SOL NÃO É PARA TODOS

Pelo menos, não ao mesmo tempo

DIA DE UM LADO, NOITE DE OUTRO

Devido ao formato e ao movimento de rotação da Terra, o sol nasce e se põe em diferentes momentos mundo afora, iluminando parte do planeta, enquanto a outra parte fica às escuras. Daí o sistema de fuso horário

VERÃO NUM HEMISFÉRIO, INVERNO NO OUTRO

Como o eixo de rotação é inclinado, os raios solares se distribuem de maneira diferente pelo planeta, gerando as estações. Assim, o Hemisfério Norte recebe mais sol durante metade do ano e o Hemisfério Sul na outra

DE OLHO NA LUA

Observar o famoso satélite ajuda a explicar o formato da Terra

ATENÇÃO À SOMBRA

Durante um eclipse lunar, a sombra da Terra projetada na Lua é circular, o que pode ser conferido a olho nu. Se o planeta tivesse a forma de disco, a sombra seria apenas um traço

QUEM PODE VER O ECLIPSE

A curvatura da Terra explica por que, dependendo do ponto do planeta onde estamos, um eclipse pode ou não ser visível. Se a forma terrestre fosse plana, todos acompanhariam o fenômeno simultaneamente"

Saiba mais em https://brainly.com.br/tarefa/27664829

Anexos:
Perguntas interessantes