Algumas alterações dermatológicas no pé diabético estão relacionadas diretamente com o prejuízo do sistema nervoso autônomo por conta da neuropatia diabética com a pele, visto a forma como as fibras autonômicas das glândulas sudoríparas écrinas são afetadas e influenciam diretamente na falta de hidratação da camada córnea. Qual alteração de pele no pé diabético é decorrente desse fator? Escolha uma opção: a. Candidose. b. Anidrose. c. Erisipela. d. Dermopática diabética. e. Mal perfurante plantar.
Soluções para a tarefa
Resposta: e) mal perfurante plantar.
O mal perfurante plantar se caracteriza por úlcerações, gangrenas e outras lesões nos pés e uma das principais causas é a Diabetes Mellitus. Nesta alteração há redução da sensibilidade dolorosa, com origem vascular e nervosa.
Resposta:
b) anidrose
Explicação:
São alterações decorrentes da angiopática diabética (falta de vascularização ideal): dermopatia diabética e gangrena.
São alterações decoSão alterações decorrentes da neuropatia diabética o mal perfurante plantar (um pequeno ferimento que evolui para uma úlcera e para o mal perfurante pela falta de sensibilidade) e a anidrose (em que as fibras autonômicas das glândulas sudoríparas écrinas são afetadas e influenciam diretamente na falta de hidratação da camada córnerrentes de infecção por microrganismos: impetigo, erisipela e candidose.