Português, perguntado por emmilybeulke, 3 meses atrás

alguma profissão Deixou de existir graças a evolução da tecnologia​

Soluções para a tarefa

Respondido por isabsilva98
0

Resposta:

1. Lanterninha

Os cinemas contavam com um funcionário para guiar as pessoas até seus lugares, com ajuda de uma lanterna para iluminar o caminho –– daí o nome da profissão. O lanterninha também era o responsável por fiscalizar as sessões, pedindo silêncio a quem fazia muito barulho ou algazarra dentro das salas. Era o terror dos jovens que iam em grandes grupos assistir aos lançamentos!

2. Telefonista

O que você faz quando precisa ligar para algum lugar desconhecido? Vai ao Google e pesquisa ou pergunta o número a alguém da família, certo? Com o telefone em mãos, é só teclar os dígitos e aguardar o outro lado da linha responder. Simples assim. Mas essa não era a realidade dos seus antepassados.

Antes, você não conseguia nem discar para outros números. Era preciso contar com o intermédio de uma telefonista, que fazia a conexão entre as duas partes. A profissão, que existiu até os anos 1980, era ocupada, em sua maioria, por mulheres, consideradas mais simpáticas para esse tipo de atendimento.

3. Leiteiro

Caixinhas de leite industrializada nem sempre foram a realidade das pessoas. A produção era feita em famílias, e o produto era distribuído nas cidades. Era comum que as pessoas deixassem vasilhames nas portas de suas casas para facilitar o trabalho dos leiteiros, que passavam logo cedo para reabastecer o estoque da comunidade.

4. Acendedor de poste

Quer uma profissão tão antiga quanto a de leiteiro? A de acendedor de postes com certeza entra na lista. Já pensou ter que ir de iluminador a iluminador para oferecer luz às ruas? Tudo bem que não eram numerosos, como os postes de energia elétrica que conhecemos hoje. A fonte vinha de fogo, querosene e lampiões.

5. Atores de rádio

Antes das telenovelas que conhecemos hoje, existiam as histórias transmitidas pelas rádios. Esses programas foram os precursores dos atuais podcasts, contratando atores com boas vozes e capacidade de interpretação avançada. Para eles, foi fácil conseguir um emprego na TV: muitos ajustaram questões de visual para os padrões da época e migraram de plataforma.

6. Mensageiro

Essa é uma profissão bem antiga, que existe desde as primeiras civilizações organizadas. Os mensageiros se destacaram principalmente em períodos de guerra, em que a comunicação dependia deles. Ao longo dos anos, eles ganharam novas atribuições, com a chegada de algumas inovações da época.

O telegrama, por exemplo, exigia uma entrega rápida, que era feita por bicicleta ou moto. Anos à frente, vieram os profissionais que comandavam os carros de mensagem –– que promoviam momentos memoráveis ou até embaraçosos às pessoas. Estes últimos ainda até existem e ganharam novo fôlego durante o isolamento social dos últimos anos, mas as redes sociais contribuíram com seu desaparecimento gradativo.

Ainda podemos listar algumas profissões que ainda existem, mas tendem a desaparecer com o tempo. É o caso do cobrador de ônibus. O transporte público já consegue funcionar a partir de máquinas, em que o passageiro passa o cartão para se locomover. Em alguns casos, o motorista assume a função para possibilitar a compra de créditos.

O leitor de medidores é outro profissional que terá funções adaptadas. Em vez de ir de casa em casa para conferir o consumo de energia, água, entre outros, tudo isso será feito remotamente. O mesmo pode acontecer com operadores de caixa, já que as pessoas conseguem passar as próprias compras em leitores de preços.

Explicação:

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes