ENEM, perguntado por whycarol, 6 meses atrás

algum ser humano bonzinho para corrigir a minha redação do Enem 2021?



A Constituição Federal de 1988 – norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro – assegura que todos os cidadãos são iguais e possuem os mesmos direitos e deveres. Entretanto, os frequentes casos de pessoas sem registro civil, mostram que os indivíduos ainda não experimentam esse direito na prática. Com efeito, percebe-se que a negligência estatal e o abandono familiar influencia na invisibilidade de uma parte da nação, e convém analisar as causas e impactos negativos, para assim, garantir o acesso à cidadania no Brasil.

Diante desse cenário, identifica-se uma grande parcela de pessoas sem documento, os quais são impossibilitadas de fazer deveres básicos, como votar. Segundo o filósofo alemão, Friedrich Hegel, o Estado deve proteger seus filhos. Contudo, a prática deturpa a teoria, pois, apesar de fornecer uma Lei que torna o registro de nascimento gratuito, não estimula a promoção desta para aqueles que acabaram de ter um bebê. Consequentemente, esta criança crescerá sem documentação pessoal e invisível no país.

Além disso, é notável, no ambiente familiar, a carência dos pais em alguns lares, haja vista que muitos abandonam seus filhos. Para o sociólogo, Robert Putnam, quanto maior a participação social, menor serão os problemas frequentados. Todavia, isto não é um fato na sociedade brasileira, porque é perceptível a falta de cuidado de alguns pais com suas crianças, na medida em que elas não poderão ao menos frequentar uma escola, órgão formador do cidadão, sem ter seus documentos, se tornando um indivíduo jamais reconhecido pelo Estado.

Urge, portanto, que o Governo, na condição de garantidor dos direitos individuais, realize campanhas em todo o país – priorizando as regiões mais afetadas pela falta de registro, como Nordeste e Sudeste – que promova a conscientização da importância à garantia da documentação, por meio de palestras com profissionais de Cartórios que possam incentivar, ali mesmo, os cidadãos a se registrarem, para que a invisibilidade das pessoas não seja mais um problema. Logo, cabe também à população reivindicar os direitos dos seus filhos. Dessa maneira, garantindo o direito à cidadania no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por marinaestevao2007
2

De acordo com o que você escreveu na redação acima, digamos que esta tudo certinho.

Explicação:

O conceito de cidadão no dicionário em outras fontes.

Indivíduo que, por ser membro de um Estado, tem seus direitos civis e políticos garantidos, tendo de respeitar os deveres que lhe são conferidos.

Registro civil.

Registro civil ou registo civil é o termo jurídico que designa o assentamento dos fatos da vida de um indivíduo, tais como o seu nascimento, casamento, divórcio ou morte.

Lei 9.534/97

Lei N° 9.354, De 10 de dezembro de 1997.

Dá nova redação ao art. ... 1° da Lei n° 9.265, de 12 de fevereiro de 1996, que trata da gratuidade dos atos necessários ao exercício da cidadania; e altera os arts. 30 e 45 da Lei n° 8.935, de 18 de novembro de 1994, que dispõe sobre os serviços notarias e de registro.

Espero ter ajudado. Beijos <3


whycarol: oiii

muito obrigada!!! ❤️
marinaestevao2007: oiê, magina
Perguntas interessantes