algum pode me ajudar , se vc saber pelo menos uma pode mandar vai tá me ajudando muito
Soluções para a tarefa
Resposta:
A regra do octeto, fundamentada na chamada teoria do octeto, é uma regra química simples, segundo a qual os átomos tendem a combinar-se de modo a ter, cada um, oito elétrons na sua camada de valência, ficando com a mesma configuração eletrônica de um gás nobre.
Resposta:
9 - A Regra do Octeto estabelece que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência (última camada da eletrosfera).
Quando são formadas ligações entre átomos, esses átomos tendem a partilhar elétrons para completar seus octetos". Ou seja, os átomos tendem a compartilhar elétrons de forma que suas estruturas eletrônicas assemelha-se à estrutura eletrônica do gás nobre antecedente (no caso dos metais) ou do gás nobre posterior (no caso dos não-metais).
10 - Ligação iônica é um dos três tipos de interação entre dois átomos (as outras ligações são a covalente e a metálica). Na ligação iônica, um dos átomos é obrigatoriamente um metal, e o outro, um ametal ou o hidrogênio.
Os princípios que fundamentam uma ligação iônica são apenas dois: a perda de elétrons por um átomo (de caráter metálico elevado) e o ganho desses elétrons por outro átomo (de caráter ametálico elevado).
Exemplos: O alumínio é um metal que pertence à família do boro, ou seja, apresenta carga +3;
O oxigênio é um ametal que pertence à família dos calcogênios, ou seja, possui carga -2;
Ligação covalente é uma ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos.
Quando ocorrem ligações entre íons positivos (cátions) e negativos (ânions) denominamos de Ligações Iônicas. Nessa ligação que a transferência de elétrons não é definitiva. Uma ligação iônica envolve forças eletrostáticas que atraem íons de cargas opostas. Íons são átomos em desequilíbrio elétrico e apresentam carga positiva ou negativa.
Existem dois tipos principais: a ligação-σ (ligação sigma) e a ligação-π (ligação pi).
Exemplos:
O² - cuja fórmula estrutural é O=O, possuindo uma ligação pi e uma ligação sigma;
H2O - cuja fórmula estrutural é H−O−H, ambas ligações sigmas;
Ligação metálica é uma ligação química de átomos caracterizada normalmente por um subnível eletrônico d completo e um s incompleto pelo qual os elétrons fluem livremente através de uma estrutura cristalina definida. Em relação às condições normais de temperatura e pressão, a ligação metálica confere a substância um alto ponto de fusão e vaporização e usualmente apresenta uma densidade superior a outras ligações químicas. Tal ligação também fornece outras propriedades tais como maleabilidade, ductibilidade, brilho e alta condutividade elétrica mesmo quando no estado líquido.
Entre os exemplos mais conhecidos estão o ferro, o alumínio, o chumbo, o cobre e a prata.
Existem dois modelos principais para explicar a ligação metálica. O modelo da nuvem de elétrons e o modelo da Teoria de bandas.
No modelo da nuvem de elétrons, o metal é retratado como uma rede de cátions metálicos imersos em uma "nuvem" de elétrons de valência. Os elétrons encontram-se confinados ao metal por meio de atrações eletrostáticas aos cátions e distribuídos uniformemente ao longo da estrutura metálica. Mas apesar de presos à estrutura metálica, os elétrons possuem mobilidade por nenhum elétron estar vinculado a um cátion específico.
A Teoria de bandas explica como ocorre a condução elétrica em sólidos.