Português, perguntado por dhdhdndndj1628hs, 3 meses atrás

ALGUM MODERADOR ME AJUDA​

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por danyvylela
0

Resposta:

Quinhentismo – Neste período foi retratado todos os aspectos sobre o descobrimento do Brasil. Desde a chegada da frota comandada por Pedro Álvares Cabral à localidade da Ilha de Vera Cruz, ocorrida no dia 22 de abril de 1500. Durante esse trecho das escolas literárias, foram escritas cartas, crônicas e sermões.

Barroco – Em meio a um período em que a arte ganha espaço, e a filosofia passa a questionar a existência do homem entre outros conflitos existenciais. Dentre as escolas literárias essa é a que surge com a proposta de fazer com que o homem redescubra sua fé.

Arcadismo – Essa escola literária vem com a proposta de conectar o homem à natureza através da arte. Sua essência é baseada no resgate da antiguidade clássica, que não separava a arte da técnica. O processo não estaria ligado diretamente a habilidade, mas sim ao saber fazer, e isso difundia-se.

Romantismo – É marcado pela expressão e valorização dos sentimentos, destaque para dualidade entre o amor e o sofrimento. A liberdade para criar ganha espaço lado a lado com a fantasia.

Principais escritores da época: Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Camilo Castelo Branco, Giacomo Leopardi, James Fenimore Cooper, Alexandre Dumas (pai) e Edgard Allan Poe.

Explicação:

Realismo – Primeiro ideal que aponta o homem como fruto do meio. Esse movimento critica o capitalismo, a valorização extrema ao dinheiro, e busca descrever o homem de forma real, como um ser que tem qualidades e defeitos. Entende-se que nem sempre o mal faz parte do homem, mas sim do estimulo que ele recebe do meio.

Principais representantes: Gustave Flaubert autor de Madame Bovary, Charles Dickens (Oliver Twist e David Copperfield), Charlotte Brontë (Jane Eyre), Emily Brontë (O Morro dos Ventos Uivantes), Fiodor Dostoievski, Leon Tolstoi, Eça de Queiroz, Cesário Verde, Antero de Quental e Émile Zola, Eugênio de Castro, Camilo Pessanha, Arthur Rimbaud, Charles Baudelaire.

Naturalismo – No mesmo período em que o realismo entrou em ascensão, o naturalismo também surgiu. Os conceitos de ambos se interligam, porém com algumas ressalvas. O naturalismo também prega que o homem é fruto do meio em que vive e que a natureza do ser se modifica de acordo com os incentivos que recebe. A principal diferença é que no romance realista, a classe alta é a pensante e traz mais características da mesma. Já o romance naturalista retrata a comunidade mais pobre. O livro O Cortiço de Aluísio de Azevedo descreve bem essas manifestações.

Parnasianismo – Marcado por uma arte rebuscada e uma linguagem singular e mais refinada, essa escola literária produzia rimas ricas. O parnasianismo é uma contradição ao romantismo, ele busca retratar a realidade dos fatos sem enfeites e possibilidades. Os poetas deixam de lado a emoção e a própria interpretação sobre os fatos, analisando de uma maneira mais imparcial. A estética é muito valorizada nessa escola.

Perguntas interessantes