Filosofia, perguntado por mayararodrigues63, 9 meses atrás

alguémmm me ajuda nessas questões aí eu dou 20 pontos....


1. “A exigência de que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação. De tal modo ela precede quaisquer outras que creio não ser possível nem necessário justificá-la. Não consigo entender como até hoje mereceu tão pouca atenção. Justificá-la teria algo de monstruoso em vista de toda a monstruosidade ocorrida. Mas a pouca consciência existente em relação a essa exigência e as questões que ela levanta provam que a monstruosidade não calou fundo nas pessoas, sintoma da persistência da possibilidade de que se repita, no que depender do estado de consciência e de inconsciência das pessoas. Ela foi a barbárie contra a qual se dirige toda a educação.”
Theodor Adorno. A educação após Auschwitz (com adaptações).
 
A partir do fragmento de texto acima, de Theodor Adorno, julgue o próximo item.
Em seu texto, ao apontar para o risco constante de retorno à barbárie, como a ocorrida em Auschwitz, Adorno remete à possível existência de uma monstruosidade nas pessoas. Justifique sua resposta.
a) Certo
b) Errado
 
2. Segundo Adorno de que forma esta barbárie humana poderia ser amenizada?

3. Por que uma sociedade de massa, os indivíduos perdem a sua importância?

4. O que para Adorno identifica como o processo de semiformação?

5. O filósofo Theodor Adorno, em seu ensaio "Educação após Auschwitz", afirma: "A exigência de que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação.[...] Qualquer debate acerca de metas educacionais carece de significado e importância frente a essa meta: que Auschwitz não se repita." 
A partir desta afirmação de Adorno, responda à seguinte questão: uma formação filosófica pode produzir indivíduos mais esclarecidos ou emancipados intelectualmente? Justifique. 

Soluções para a tarefa

Respondido por flavia229
19

Resposta:

o primeiro é

a) certo

Explicação:

vou mandar Jajá as outras pelo comentário


flavia229: "Mas a pouca consciência existente em relação a essa exigência e as questões que ela levanta provam que a monstruosidade não calou fundo nas pessoas" >>> fica claro o posicionamento dele sobre o risco iminente de situação parecida voltar a ocorrer,em virtude da falta de consciência e de espanto das pessoas em relação a um acontecimento tão cruel
mayararodrigues63: essa é qual?
flavia229: a do 1
flavia229: estou ainda vendo a 2, 3 e 4
flavia229: e a 5
mayararodrigues63: pera vc justificou isso ai?
mayararodrigues63: essa seria a Justificava da 1???
mayararodrigues63: meu cade o resto????
mayararodrigues63: Não vai terminar não
mayararodrigues63: ?????
Respondido por mayarahgadelha
49

Resposta:

1) c) Indústria Cultural.

2) a) Para Marx, o homem pode viver humanamente, humanizando a natureza. O que distingue ele dos demais animais é o trabalho social, pois ele pode transformar a natureza, objetivar-se nela e humanizá-la.

3) c) Esse produto suplementar não pago pelo capitalista ao operário é aquilo que Marx chama de mais-valia.

4) d) Para Adorno, nada é mais urgente e necessário do que colocar a frente a meta de uma educação contra a barbárie.

5) b) Hegel salienta que a dialética não é exclusiva da filosofia, podendo ser usada em tudo.

Av2 - Filosofia da Educação - Corrigido pelo AVA em 21/05/2022

Espero que tenha ajudado.

Clica em melhor resposta e no coraçãozinho, por gentileza!

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