alguém tem uma redação sobre relacionamento abusivo
por favor me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
Introdução do relacionamento abusivo
Em um relacionamento, o abuso físico é fácil de ser reconhecido, mas o abuso emocional pode ser bastante sutil, muitas vezes passando despercebido pelos familiares, amigos e até pelas próprias vítimas.
Em relacionamentos abusivos, os ciúmes, as chantagens e as promessas de mudança são os principais sinais de que algo não vai bem na relação.
Quando alguém está num relacionamento abusivo, a primeira pergunta que muitos fazem é “por que a pessoa não termina tudo e segue em frente com sua vida?”. Para alguém que nunca passou por essa situação, até pode parecer lógico fazer esse tipo de questionamento.
No entanto, terminar um relacionamento abusivo não é tão fácil quanto as pessoas pensam. É uma ação difícil por vários motivos.
Nesse artigo, você vai conhecer o que é um relacionamento abusivo, quais são os seus sinais e as razões que podem fazer com que uma pessoa continue em uma situação tóxica com seu parceiro.
O que é um relacionamento abusivo
Em muitos relacionamentos o abuso emocional é utilizado para conquistar poder e controle sobre o parceiro. Esse abuso pode ocorrer de várias formas, como insultar, criticar, ameaçar, ignorar, ridicularizar, envergonhar, intimidar, xingar, obstruir, mentir, depreciar.
O abuso emocional é caracterizado por uma série de padrões de comportamentos em um relacionamento. Pode-se considerar um desequilíbrio de poder, onde um dos lados exerce um controle, muitas vezes psicológico, mas que pode ser até físico sobre o outro.
Mesmo assim, o abuso emocional não está intrinsicamente relacionado a uma agressão física. Em alguns casos, curiosamente, este tipo de abuso nem sempre é fácil de se reconhecer, pois pode partir de ações inconscientes, sem más intenções, embora muitas vezes seja.
No início da relação, o agressor pode até parecer ser atencioso e gentil. Entretanto, esse bom comportamento é parte do “processo de preparação” do agressor. Ao fazer isso, eles conquistam a confiança de suas vítimas, o que as torna vulneráveis a abusos posteriores. Muitas vezes, a privação de afeto, sexo ou dinheiro são usados como forma de punição ao abusado.
As cicatrizes de um relacionamento abusivo podem não ser visíveis, mas o efeito que ele tem na vítima pode ser traumático. Aqueles que foram abusados emocionalmente podem mais tarde ter problemas de ansiedade, depressão, dores crônica e até abuso de substâncias.
Os sinais de um abuso emocional
O relacionamento abusivo se resume ao fato do agressor querer manter uma vantagem no relacionamento. Na maioria das vezes, ele declara uma realidade para a vítima, negando ou distorcendo o modo como as coisas são, a fim de sustentar as suas opiniões. Nesse processo, a insegurança do parceiro abusado aumenta e ele começa a concordar com as distorções do agressor, tornando-o ainda mais vulnerável.
O parceiro pode dizer coisas ofensivas sobre o abusado disfarçadas de “piadas”. Então, quando ele reclama, o agressor alega que estava apenas brincando e que a pessoa é sensível demais. Ele, ainda, recusa a reconhecer os pontos fortes e diminui as conquistas da vítima.
Às vezes, o agressor enviar várias mensagens por dia para saber onde a pessoa está pode parecer um sinal de preocupação genuína. Mas, na verdade, é uma forma de controle total da pessoa, limitando onde ela vai ou com quem passa o tempo.
Continuaçao nos comentarios!( porque n da pra mandar tudo aq da " redaçao"
A principal razão das pessoas permanecerem numa relação tóxica é que o abuso emocional destrói a autoestima de alguém, tornando-a dependente de seu parceiro e com dúvidas de que é possível começar um novo relacionamento.
Há uma pressão social para que os relacionamentos durem para sempre.
Procurar ajuda de familiares, amigos ou com um profissional é a coisa mais importante para conseguir sair de uma relação tóxica.