Alguém tem texto sobre regras de Cambridge
Soluções para a tarefa
A partir das Regras de Cambridge, das Regras de Sheffield e de outras codificações esportivas do Século XIX é possível entender algumas máximas do futebol. A adaptação desses modelos marcou a cisão do futebol em relação a outras modalidades com a mesma origem – o rúgbi sendo a principal delas, além das ramificações como o futebol americano, o futebol australiano e o futebol gaélico.
O momento-chave para a separação entre os esportes aconteceu na quinta reunião da Football Association. A entidade decidiu remover os artigos que permitiam condução da bola com as mãos e a liberdade para conter os adversários com agarrões, empurrões ou outros jogos de corpo. A maioria dos membros aceitou. A exceção foi o representante do Blackheath, que defendia os contatos físicos mais duros como “essência do verdadeiro futebol” e achava que a mudança permitiria que qualquer um triunfasse na modalidade com pouca prática. Os londrinos se retiraram da associação e, em 1871, ajudaram a fundar a Rugby Football Union.
A primeira versão das Regras do Jogo trazia definições genéricas sobre o futebol. Delimitava o tamanho do campo, as infrações e as saídas de jogo. Pregos e placas de ferro estavam vetados das chuteiras. E as maiores diferenças para o esporte atual estavam no impedimento e no uso das mãos. Qualquer jogador do mesmo time à frente da linha da bola estava impedido, o que tornava os passes em progressão impossíveis. Além disso, o goleiro não existia e qualquer jogador poderia agarrar a bola no alto – ganhando uma cobrança de tiro livre se fizesse isso.