Português, perguntado por pedrohenriquepa1, 1 ano atrás

Alguem tem o resumo do livro "HISTÓRIAS DA MEIA-NOITE", de Machado de 
Assis


pedrohenriquepa1: Do autor Machado de Assis
AnaClara135: Owwnt. Eu tenho "Muitos contos" e um outro. Esse num tenho : (
pedrohenriquepa1: Muitos contos é um livro ou vc tem muitas histórias?
AnaClara135: Muitos contos é um livro. '-'
pedrohenriquepa1: Ok
falarodrigo: Respondendo...

Soluções para a tarefa

Respondido por falarodrigo
38
Resumo do livro "Histórias da meia-noite", do grande escritor brasileiro do século XIX, o Machado de Assis. Essa obra está na primeira fase desse autor., sendo publicado em 1873, constituindo o segundo livro de contos dele publicado em vida. As histórias têm como tema principal a ganância. Em todas as histórias do livro há bastante detalhes e descrições cuidadosas dos personagens e locais. Boa parte dos enredos dariam boas inspirações para as atuais telenovelas. O relógio de ouro é o único conto que nem começa e nem termina em casamento. A obra é muito bem escrita, mas surpreende em razão dos contos do livro sempre terminarem em final feliz, o que não condiz com a realidade.

Agora analisemos os contos contidos no livro:

1.  A parasita azul: é um relato acerca do retorno ao Brasil do jovem Camilo Seabra, que era filho de um rico proprietário de terras em Goiás, terra em que ele nasceu. Ele voltava de uma viagem oito anos, nos quais, em sua maioria, esteve na cidade de Paris estudando medicina. O jovem, ao voltar, apaixona-se por Isabel, pela qual um amigo é, perdidamente, apaixonado e que havia jurado matar qualquer um que se casasse com ela. Isabel, por sua vez, recusa todas as propostas. Por fim, Camilo descobre que ela o ama, mas Isabel ainda não o aceita, por acreditar que o amor dele é recente e breve. Ele, então, quase se mata, desaparecendo de casa e perambulando pelas matas. Ela, enfim, aceita a proposta de casamento. O amigo vai para matá-lo, mas Camilo oferta uma vaga na política e promete fazer Isabel feliz, de maneira que o rival aceita a proposta.

2.  As bodas de Luís Duarte: consiste em uma análise do casamento de Luís Duarte com Carlota Lemos. Retrata o dia do casamento, com a interação entre os diversos personagens, sejam familiares ou amigos das duas famílias. O personagem de destaque é o Tenente Porfírio. O casamento é descrito com uma boa dose de ironia.

3.  Ernesto de Tal: Há um namoro entre Rosina e Ernesto. A jovem não gosta muito dele, mas não encontra algo melhor. Surge um outro pretendente. Ernesto descobre que ela está flertando com o outro. Busca encontrá-lo para brigar, mas acabam fazendo amizade e rompem, por carta, ao mesmo tempo com Rosina. Ela, depois escreve para Ernesto, que acaba voltando e casando com ela (era um bobo mesmo). Por fim, o outro se torna padrinho de um dos filhos de Ernesto e Rosina.

4. Aurora sem dia: a história ocorre ao redor do Luís Tinoco, um pretenso poeta, que não tem o hábito de ler e nem vocação para escrever. Descreve várias tentativas de fazê-lo mudar de ideia, como por indiretas das pessoas, mas que não fazem qualquer efeito. Muda para tentar a política. Entretanto, ocorre um evento no primeiro dia que o faz desistir. Reconhece, então, que não nasceu para ser famoso, desiste dos poemas e da política, tornando-se agricultor, cansando, e tendo dois filhos. Seu amigo, o Dr. Lemos, considera que se tornou, então, uma pessoa muito melhor. Caracteriza-se enquanto uma crítica irônica ao vaidosos artistas de produções de baixa qualidade e à falta de políticos sérios.

 5.  O Relógio de Ouro:  Luís Negreiros chega em casa e descobre um relógio de ouro para homem. Fica com receio de estar sendo traído por Clarinha, sua esposa. Por fim, ameaça Clarinha de morte, descobrindo que o relógio era um presente para ele, pois completaria aniversário no dia seguinte.

 6. Ponto de Vista: essa história é contada através da troca de cartas entre duas amigas de infância, na qual escrevem sobre suas vidas, falando sobre os homens, o casamento, a lua-de-mel. Uma delas, a Raquel, muda muito, sem explicações aceitáveis, com relação a seus gostos e convicções, vindo a casar com o rapaz que menos gostava.

Bons estudos!

pedrohenriquepa1: não ia dar tempo de ler tudo
pedrohenriquepa1: para fazer o resumo
falarodrigo: Então, esse resumo acima dá para resolver seu problema?
pedrohenriquepa1: Claro
falarodrigo: Excelente. Bom aprendizado e boa noite! ^^
pedrohenriquepa1: Boa noite
pedrohenriquepa1: :D
AnaClara135: Isso não parece um resumo '-'
falarodrigo: Ana Clara, eu li o livro e cada um dos contos para fazer esse resumo. Procurei escrever a melhor síntese que pude, pois as histórias são de muitas páginas. Se puder fazer melhor, envie-me para que eu possa aprender. ;-D
AnaClara135: Ah, siim, entendi.
Respondido por yuri14rodrigues
1

O conto "Histórias da meia-noite" do escritor Machado de Assis faz parte da primeira fase de obras do poeta.

Como resumo do livro em questão, podemos evidenciar que dentre os temas abordados na história, o sentimento da ganância está presente, além de cunhos amorosos em alguns pontos chave de "Histórias da meia-noite".

O livro conta a história do jovem Camilo Seabra, filho de uma pessoa rica no estado de Goiás, no Centro-Oeste do Brasil. Após voltar de uma viagem da Europa, ele se apaixona pela jovem Isabel. No entanto, um grande amigo seu é perdidamente apaixonado por ela, causando um dilema.

mais em: https://brainly.com.br/tarefa/40110499

Anexos:
Perguntas interessantes