Biologia, perguntado por eliasleiteninho, 10 meses atrás

alguém tem?
constituição quimica dos esporos bacterianos?
preciso pra hj pfvr...​

Soluções para a tarefa

Respondido por jadeilsonbezerraita
0

Os esporos são estruturas pequenas produzidas em grande quantidade por bactérias, fungos e plantas, com capacidade de gerar um novo indivíduo.

Por serem extremamente pequenos e leves, os esporos podem permanecer no ar por longos períodos de tempo e serem deslocados por grandes distâncias. Além disso, também podem ser transportados quando aderidos ao corpo de animais.

Os esporos são extremamente desidratados e possuem múltiplas camadas, que o tornam resistentes ao calor, agentes químicos e físicos e radiação.

Esporos Bacterianos

Os esporos bacterianos ou endósporos atuam como estruturas de sobrevivência quando a bactéria encontra-se em condições ambientais desfavoráveis. Eles são produzidos pela própria bactéria e encontram-se livremente em seu interior. Inclusive, a posição do endósporo é usada como forma de identificação das espécies.

A esporulação é o processo pelo qual as bactérias produzem esporos quando estão em um ambiente desfavorável à sua sobrevivência.

Na fase de esporo, a bactéria pode permanecer dormente por um longo tempo, até que as condições voltem a ser favoráveis. Nesse período, há redução do metabolismo e não ocorre multiplicação e crescimento.

Os esporos podem permanecer viáveis por séculos. Eles são resistentes ao calor, desidratação, radiação e mudanças de pH.

Quando as condições ambientais são favoráveis, o esporo absorve água até inchar e romper-se. Assim, ocorre a germinação, produzindo uma célula idêntica a célula parental.

PUBLICIDADE

Em resumo, uma única célula bacteriana vegetativa forma um endósporo que, em condições ambientais favoráveis, germina e origina uma célula bacteriana. Isso garante a sobrevivência da espécie.

Esporos de Fungos

A reprodução sexuada e assexuada dos fungos é garantida pela produção de esporos. Os esporos de fungos podem ser assexuados e sexuados.

Os esporos assexuados formam-se por mitose e posterior divisão celular, sem fusão de núcleos. Quando os esporos germinam, tornam-se organismos geneticamente idênticos ao parental.

Os esporos sexuados resultam da fusão de núcleos de duas linhagens opostas de cruzamento de uma mesma espécie de fungo. Esse tipo de esporo é menos frequente.

Os esporos de fungos podem ser móveis ou imóveis. Os móveis apresentam um flagelo e são denominados de zoósporo.

Esporos de Plantas

Algumas plantas, como os musgos e as pteridófitas, também se reproduzem a partir de esporos.

Nas plantas, os esporos são produzidos nos esporângios desenvolvidos no interior dos soros. Os soros caracterizam-se por um aglomerados de esporângios.

Perguntas interessantes