Alguém tem algum macete para me ajudar a decorar os carboidratos (mono, di e poli sacarídeos) e lídios ( glicerídeos. cerídeos, esteróis e fosfolipídeos); Eu estudo, faço exercícios mas uma semana depois esqueço as funções e tenho que ler tudo de novo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Monossacarídeos: São os compostos mais simples e que não podem ser hidrolisados. Sua estrutura é uma cadeia de carbono linear e simples. Como exemplo, podemos citar a glicose, frutose e galactose.
Dissacarídeos: São cadeias orgânicas constituídas por duas unidades de monossacarídeos unidos por uma ligação glicosídica.
Polissacarídeos: São carboidratos que, por hidrólise, originam uma grande quantidade de monossacarídeos.
Glicerídeos: Fazem parte de um dos quatro grupos dos lipídeos e consistem em moléculas de glicerol (C3H8O3) unidas a uma, duas ou três moléculas de ácidos graxos.
Cerídeos: São ésteres formados pela união de um ácido graxo superior e de um álcool graxo superior. Os cerídeos podem ser classificados como lipídios simples.
Esteróides: São um grande grupo de compostos solúveis em gordura (lipossolúveis), que têm uma estrutura básica de 17 átomos de carbono dispostos em quatro anéis ligados entre si.
Fosfolipídeos: São uma classe de lipídeos que são um dos principais componentes da membrana plasmática da célula.