Química, perguntado por laisafer, 1 ano atrás

Alguém saberia dizer á respeito da história do enxofre? Seria de grande ajuda!

Soluções para a tarefa

Respondido por gabialeixofavop97neh
1
O enxofre é um elemento químico que no latim significa sulfur. Ele é representado pelo letra “S” e possui o número atômico 16 (Z=16). Ele pertence ao grupo dos não-metais. O enxofre nativo é encontrado no estado sólido, possui uma cor amarelada, é leve e queima com facilidade. Não conduz eletricidade facilmente e não se dissolve na água.
Esse elemento adquire um odor ruim quando está em contato com o hidrogênio, assemelhando-se ao cheiro de ovo podre. Esse elemento é um grande poluidor do ar em áreas industriais e pode acarretar no aparecimento da chuva ácida, ou seja, quando há a queima de carvão e petróleo, elementos que contém enxofre, são produzidas grande quantidades de dióxido de enxofre.
Desde muito tempo, o enxofre foi utilizado na pré-história para as pinturas nas cavernas, além de ser um material estudado pelos alquimistas para a produção de medicamentos e também como desinfetante. Há indícios de que os egípcios, há 4.000 anos, utilizavam-no para suas práticas religiosas. Além de ter sido utilizado para a confecção de explosivos para as guerras. O enxofre só foi definido como um elemento químico em 1777 por Antoine Lavoisier, um químico francês.

Curiosidades:

• Os vulcões são responsáveis por expelir o enxofre, rochas que contém sílica e dióxido de enxofre.
• A Petrobrás é uma empresa que produz 7% do enxofre que é utilizado no mercado brasileiro.
• O Viagra, um medicamento utilizado para o tratamento da disfunção erétil, é um dos produtos produzidos com enxofre.

laisafer: obrigada.
Perguntas interessantes