História, perguntado por ToEstudandoAqui, 9 meses atrás

“Alguém sabe qual é a saída para a Crise de 29?” “Eu, eu sei senhor!” A Charge demonstra de forma lúdica o cenário do continente europeu. A figura que responde a pergunta dizendo saber qual era o caminho para sair da crise mudaria drasticamente a História Contemporânea. Neste ambiente de incertezas, após a crise de 1929, o futuro das nações era tenebroso. Os questionamentos sobre quais atitudes tomar para apaziguar a apatia geral não encontravam respostas confiáveis dos governos de cunho democráticos e liberal. Nazismo e Fascismo constituíram-se uma forma de governo autoritária, cujo auge deu-se na década de 1920-30 e que pretendia ter rígido controle da vida nacional e dos indivíduos de acordo com ideais nacionalistas e mais freqüentemente militaristas. Com base na charge, no texto e em seus conhecimentos: 1. Quem são as pessoas na base da charge? Descreva suas expressões e as justifique? 2. Relacione o conteúdo da charge e do texto com o contexto após Primeira Guerra Mundial.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por doziene
2

Resposta:

a) A retomada econômica da Europa a partir da década de 20, deixou a Europa menos dependente dos EUA para o fornecimento de várias coisas, já que os EUA era o maior exportador do mundo. As indústrias dos EUA adotavam a produção fordista, produção em massa, e com a Europa cada vez mais deixando de comprar, muitas mercadorias passaram a sobrar dando prejuízos as indústrias. O acesso ao valor de ações para as pessoas nem sempre era fácil, e em outubro de 1929 foi anunciada a falência de algumas indústrias. Os acionistas desesperados venderam suas ações, o que gerou mais falência, de indústrias e bancos e muito desempregado no país gerando uma crise sem precedentes que se refletiu no mundo, pois os EUA era o maior credor mundial e também o maior importador, e com a crise passou a consumir menos.

b) O ambiente de crise, desespero e fome facilita a ascenção do totalitarismo pelo anseio das pessoas em encontrar um "salvador da pátria", alguém que recupere a soberania nacional, que era o que Hitler prega

Explicação:

Perguntas interessantes