História, perguntado por jubiscreudauu, 10 meses atrás

“Alguém sabe qual é a saída para a Crise de 29?” “Eu, eu sei senhor!!”


O período entreguerras foi marcado por grandes mudanças na forma de governar dos países. A charge faz uma referência a crise de 1929 e ao surgimento do nazismo, que ocorreram nesse período. Sobre isso responda.



A) Explique como ocorre a crise de 1929 e qual política econômica os EUA adotava na época.
B) Como a falência do liberalismo possibilita a ascensão dos regimes totalitaristas?



Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
10

Explicação:

a) A retomada econômica da Europa a partir da década de 20, deixou a Europa menos dependente dos EUA para o fornecimento de várias coisas, já que os EUA era o maior exportador do mundo. As indústrias dos EUA adotavam a produção fordista, produção em massa, e com a Europa cada vez mais deixando de comprar, muitas mercadorias passaram a sobrar dando prejuízos as indústrias. O acesso ao valor de ações para as pessoas nem sempre era fácil, e em outubro de 1929 foi anunciada a falência de algumas indústrias. Os acionistas desesperados venderam suas ações, o que gerou mais falência, de indústrias e bancos e muito desempregado no país gerando uma crise sem precedentes que se refletiu no mundo, pois os EUA era o maior credor mundial e também o maior importador, e com a crise passou a consumir menos.

b) O ambiente de crise, desespero e fome facilita a ascenção do totalitarismo pelo anseio das pessoas em encontrar um "salvador da pátria", alguém que recupere a soberania nacional, que era o que Hitler pregava.

Perguntas interessantes