Alguém sabe quais são os 4P do Markenting?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Produto, preço, praça e promoção
Resposta:
Preço
A ideia de precificar um produto é teoricamente simples, mas na prática não é tão fácil.
Inclusive, há muitos empreendedores que cometem erros gravíssimos de precificação.
Por exemplo, se você compra uma blusa por R$10 e revende por R$20, não significa que você está tendo 100% de lucro.
É preciso considerar gastos com transporte, o tempo empenhado, embalagem, divulgação etc.
Quando pensamos nas estratégias dos 4ps do marketing, mais especificamente do P de preço, estamos também falando em valor agregado.
A ideia é considerar qual valor o seu cliente enxerga no seu produto, pois quanto mais valor para ele, mais ele estará disposto a pagar pelo que você vende.
É justamente por isso que produtos muito semelhantes, como bolsas de couro, por exemplo, podem ter preços tão diferentes dependendo da marca que carregam.
Portanto, trabalhar o P de preço, significa ter uma estratégia para agregar valor ao seu produto ou serviço para que isso se reflita nas cifras estampadas na etiqueta.
Produto
Apesar do termo produto remeter a algo físico, aqui também estão englobados serviços oferecidos. Considere como produto tudo aquilo que é ofertado e adquirido pelo seu cliente.
Nesse pilar, são consideradas diversas variáveis, como: design, embalagem, garantia, atendimento etc.
Além disso, levamos em conta todos os atributos daquilo que você está oferencendo ao seu cliente e de que maneira esse produto ou serviço faz sentido para o seu público.
Esse P está diretamente ligado a como o seu negócio atende a sua persona, como resolve os problemas e desejos dela.
A ideia é que seu negócio precisa fazer sentido para o seu público e, para isso, você precisa conhecer essas pessoas.
Promoção
O P de promoção não tem necessariamente a ver com descontos ou ofertas, como o termo pode dar a entender. Esse pilar está ligado a maneira de se divulgar e promover um produto ou serviço.
Aqui, trata-se dos canais de comunicação e efetivamente de como você se comunica com seus clientes, seja no ponto de venda, nas redes sociais ou e-mail marketing.
É sobre refletir sobre qual é o tom de voz da sua marca, como você oferta, o que você tem feito para que seu cliente conheça o seu negócio.
Praça
Esse P está relacionado a forma como o seu cliente chega até seu produto ou serviço, ou seja, como ele tem acesso ao seu negócio. Aqui, estamos falando dos seus canais de distribuição.
A ideia é entender como esses canais fazem sentido com o restante da sua estratégia, pois eles também precisam estar alinhados com a persona do seu negócio.
A marca Gucci, por exemplo, tem um posicionamento claro de ser uma empresa de luxo. Seus produtos têm muito valor agregado, o que faz seus consumidores pagarem milhares de reais por elas.
Agora, pensando em canais ou pontos de distribuição, faria sentido vender uma bolsa Gucci em uma mercearia de bairro ou em uma loja de departamentos? Com certeza, não.
Então, a ideia aqui é distribuir seus produtos onde efetivamente faça sentido para a sua persona.