Física, perguntado por pietro843997, 6 meses atrás

Alguém sabe ?

Entender conceitos da física aplicada ao corpo humano é essencial para o desempenho da medicina.

Imagine que você é um médico veterano, que trabalha em um pronto socorro local e atende um caso de um mergulhador que chega com os seguintes sintomas:

Descrição da imagem não disponível

Você logo encaminha o paciente para a realização de uma sessão de câmara hiperbárica. Como, na emergência, atuam vários médicos residentes, você foi questionado por que o paciente precisa deste tipo de tratamento. Qual seria a sua resposta? Existe alguma doença associada? Justifique.

Soluções para a tarefa

Respondido por elisettetorres
0

Resposta:Nosso organismo é adaptado à pressão atmosférica. No entanto, quando submergimos na água, ocorre aumento de pressão sobre o organismo, pois a água possui massa e essa também exerce pressão sobre o corpo humano. Quanto mais profundo o mergulho, maior a pressão.

Explicação:

Ao subir muito rápido, de um ambiente de alta pressão para um de baixa pressão, pode ocorrer no organismo uma hiperexpansão pulmonar seguida de lesão física no tecido do pulmão. É por meio dessa lesão que acontece o escape de gases dos alvéolos para a corrente sanguínea e, então, ocorre a embolia, sendo o quadro associado a Doença Descompressiva.

O tratamento é por meio da câmara hiperbárica porque este equipamento permite a inalação de oxigênio a 100%, e em pressão superior à da atmosfera. O paciente deve ser encaminhado para um médico especializado em medicina do mergulho e continuar o tratamento. Sua evolução poderá ser lenta, mas, na maioria dos casos, a recuperação é total.

Respondido por vchinchilla22
3

O paciente tem uma síndrome de descompressão. Você precisa deste tipo de tratamento (câmara hiperbárica) para dissolver as bolhas de nitrogênio no sangue.

Não há doença associada, a causa se deve à alta pressão durante os mergulhos, além de outros fatores como: tempo de exposição, profundidade, temperatura e fluxo sanguíneo.

Mergulho de imersão

Ao praticar mergulho, e à medida que submergimos, há um aumento de pressão devido ao volume de água que cai sobre nós. Pois bem, esta pressão afeta o corpo e é um dos riscos mais importantes a ter em conta nas imersões, pois pode causar ao mergulhador uma síndrome descompressiva ou doença descompressiva.

Ascensão no mergulho

Quando subimos à superfície, ocorre a fase de dessaturação, na qual a pressão cai e os gases são liberados dos tecidos e entram no sangue e nos pulmões. Todo esse excesso de gás deve ser liberado lentamente, portanto os tempos de subida devem ser respeitados conforme a profundidade e duração do mergulho.

O tratamento (A câmara hiperbárica)

Esta câmara sujeita o mergulhador à pressão que ele sofria durante o mergulho. Posteriormente, diminuirá gradualmente, imitando a subida do mergulhador à superfície, para dissolver as bolhas de nitrogênio no sangue.

Saiba mais sobre mergulho em: https://brainly.com.br/tarefa/38770972

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes