Ed. Física, perguntado por MeySmelling, 6 meses atrás

Alguém sabe dizer como é a dança na atualidade e em que espaço ela é praticada?​


Himawari06: ata, ok
Himawari06: brigadu ^-^
MeySmelling: dnd
Himawari06: á, tem o tobi como amigo aqui no brainly?
MeySmelling: sou nova, vc é a primeira pessoa que eu ajudei.
MeySmelling: vc disse que é uma redação, então acho que tinha que ser um texto com uma explicação maior, desculpe.
Himawari06: ata, mas então eu te convidei pra ser minha amiga ^-^
MeySmelling: ^ ^
MeySmelling: é a Letra (C) A unificação do Egito.
Himawari06: ok, obg

Soluções para a tarefa

Respondido por LOUDENZOGG
2

Resposta:

A dança contemporânea é conhecida como um segmento da dança moderna. Essa é uma boa opção para quem gosta de explorar diferentes formas, planos e ritmos do corpo. O estilo de dança contemporâneo é ótimo para aumentar a consciência corporal e força muscular através de movimentos que fogem do comum.

A dança é exercida com a finalidade artística, recreativa ou ainda para fins esportivos, como é o caso da ginástica rítmica. Essa atividade pode ser praticada por pessoas de todos os gênero, desde crianças, adultos ou até idosos.

Respondido por Himawari06
1

Resposta:

A dança é uma manifestação artística que caracteriza-se pelo uso do corpo para realizar movimentos ritmados, geralmente com o auxílio de sons ou de músicas. Essa é uma atividade que pode ser praticada por crianças, jovens, adultos e idosos, de forma individual ou coletiva.  

Antes de desenvolver a linguagem oral, o homem utilizava a linguagem gestual para se comunicar, festejar e principalmente cultuar seus deuses por meio da dança. Em algumas cavernas do período Paleolítico é possível encontrar de pessoas dançando, possivelmente em referência a culto místicos.  

Na História Antiga, povos do Egito, Mesopotâmia, Roma e Grécia foram os primeiros a adotar a dança como expressão artística. No Egito dançava-se em homenagem aos deuses, enquanto na Grécia a dança era uma forma de expressar seus mitos.

Com o passar do tempo a dança foi ganhando outros sentidos. Na Grécia Clássica, a dança estava relacionada aos jogos olímpicos e no Império Romano, qualquer dança que não estivesse vinculada à Igreja foi proibida. Somente no Renascimento, a dança ressurgiu de forma pomposa e apreciada pela nobreza.

Assim como a cultura, as danças brasileiras é fruto da influência de várias nações, principalmente europeias e africanas. Os primeiros habitantes do território, os índios, dançavam em rituais religiosos e em eventos cotidianos (morte, doenças, nascimentos, etc.).  

De forma geral, os tipos de danças no Brasil variam de acordo com a região. O Norte possui danças tradicionais como a marujada e o carimbo. A Região Nordeste é tipicamente conhecida pelo frevo, o maracatu e o forró. Já Região Sudeste predomina o samba, o lundu e o pagode.

A Região Centro Oeste, o cururu, a polca de carão e o sertanejo são as danças mais tradicionais. Já a Região Sul teve grande influência europeia, por esse motivo na região predomina o fandango, a milonga e o chamamé.

Objetivos da dança:

Devido ao seu caráter histórico, a dança pode ser aplicada a vários contextos:

Profissional - atualmente existem muitas faculdades para quem quer se especializar na área, com várias formações (técnico, bacharelado e licenciatura) e possibilidades de atuação (bailado, coreografia, direção, ensino, expressão corporal e produção).  

Ciência - no campo teórico, o inglês Rudolf Laban é um dos nomes mais importantes da área. Ele realizou estudos sobre a organização espacial dos movimentos (Corêutica) e sobre os aspectos qualitativos do movimento (Eukinética).  

Ele propõe uma escala dimensional que relacionada com figuras geométricas (cubo, tetraedro, dodecaedro, etc) dão suporte à movimentação do ator-dançarino. Seu trabalho contribuiu para áreas da Educação, Psicologia, Fonoaudiologia, Teatro, Dança, Música, Artes e Educação Física.  

Qualidade de vida - por ser um exercício físico, a dança libera endorfina, hormônio relacionado ao prazer. Mas além da diversão ela proporciona benefícios para a saúde como: previne doenças do coração; melhora a flexibilidade e resistência; combate ao mal de Alzheimer e ajuda a perder peso.

Educação básica - no contexto educacional, a dança está relacionada às disciplinas de Educação Física e/ou Artes. Na primeira disciplina, tal atividade visa apresentar ao estudante noções de movimento como leve/pesado, forte/fraco, rápidos/lentos, além de estimular ao improviso e construção de coreografias.

Já na disciplina Artes, são trabalhados conceitos de linguagem artística, formas de expressão, socialização e linguagem estética e arte corporal. Também engloba a dança como atividade de arte cênica e para apresentações.

Anexos:
Perguntas interessantes