ALGUÉM SABE DE FIGURA DE LINGUAGEM?
Classifique as figuras de linguagem destacadas (lembre-se de que há figuras que ficam ocultas, portanto não terão como ser destacadas):
a)"Que a saudade dói latejada É assim como uma *fisgada*
*No membro que já perdi"* (Chico Buarque de Holanda)
b)"Donzela bela, que me inspira lira
Um *canto santo* de fervente amor
Ao *bardo cardo* de tremenda senda
Estanca, arranca-lhe a terrível dor" (Castro Alves)
c)"Donz*ela* b*ela*, que me insp*ira*
Um c*anto* s*anto* de fervente amor
Ao b*ardo* c*ardo* de trem*end*a s*enda*
Est*anca*, arr*anca*-lhe a terrível dor" (Castro Alves)
d)*Enterrou*-lhe a faca no peito.
e)"*Homens que* metem a carga nos porões!
*Homens que* enrolam cabos no convés!
*Homens que* limpam os metais das escotilhas!
*Homens* dos mastros!!" (Álvaro de Campos)
f) "Estava de ouro na janela o poente."
g)"Chega de tentar
*Dissimular*
E *disfarçar*
E *esconder*
O que não dá mais pra *ocultar*" (Luiz Gonzaga Jr)
h)O médico visualizou, por alguns segundos, a cara magra do doente, antes que *a última paixão se calasse*.
i)O pessoal ficou apavorado e *saíram* correndo.
j)*Os clássicos*, todos devemos lê-los.
Soluções para a tarefa
Classificação das figuras de linguagem:
a) "Que a saudade dói latejada É assim como uma *fisgada*
*No membro que já perdi"* - Metáfora
b) "Donzela bela, que me inspira lira
Um *canto santo* de fervente amor
Ao *bardo cardo* de tremenda senda
Estanca, arranca-lhe a terrível dor" - Paronomásia.
c)"Donz*ela* b*ela*, que me insp*ira*
Um c*anto* s*anto* de fervente amor
Ao b*ardo* c*ardo* de trem*end*a s*enda*
Est*anca*, arr*anca*-lhe a terrível dor" (Castro Alves) - Paronomásia, com palavras parecidas, mas de mesma grafia e significados distintos.
d)*Enterrou*-lhe a faca no peito. Hipérbato
e)"*Homens que* metem a carga nos porões!
*Homens que* enrolam cabos no convés!
*Homens que* limpam os metais das escotilhas!
*Homens* dos mastros!!" (Álvaro de Campos)
Anáfora, onde ocorre a repetição de palavras no início do verso.
f) "Estava de ouro na janela o poente." Anacoluto, falta de concordância das ideais na frase.
g)"Chega de tentar
*Dissimular*
E *disfarçar*
E *esconder*
O que não dá mais pra *ocultar*" (Luiz Gonzaga Jr) - Polissíndeto.
h) O médico visualizou, por alguns segundos, a cara magra do doente, antes que *a última paixão se calasse*. Metáfora.
i) O pessoal ficou apavorado e *saíram* correndo. Silépse de número, ausência de concordância
j)*Os clássicos*, todos devemos lê-los. Metonímia.
Bons estudos!