História, perguntado por clisdoidinhop74xtk, 11 meses atrás

Alguém sabe a resposta me ajuda por favor

Leia o texto abaixo:

“No tempo em que vivemos e na crise que atravessam todas as indústrias européias, a fundação de uma colônia é a criação de uma válvula de escape".

(Jules Ferry, colonialista francês)

Esse trecho de um discurso da segunda metade do século XIX, refere-se ao imperialismo europeu e, sobre este tema, observe-se as afirmações abaixo:

I - Entre as justificativas européias para as conquistas coloniais, havia também aquelas de ordem religiosa (converter os "pagãos") e de ordem cultural (era "dever" da Europa levar sua civilização para os povos que consideravam "atrasados").

II - A corrida colonial visava a conquista de matérias-primas e de mercados consumidores para as metrópoles.

III – Um dos principais objetivos da corrida colonial era a manutenção e o fortalecimento do poder político e militar das metrópoles.


Aponte a alternativa correta

a. Apenas as afirmações I e II são corretas;

b. Apenas as afirmações II e III são corretas;

c. Apenas as afirmações I e III são corretas;

d. Todas as afirmações são corretas;

e. Nenhuma das afirmações é correta;

Soluções para a tarefa

Respondido por loiraandreiagomes72
0

Resposta:

todas estão corretas.

Explicação:

Respondido por litorsouza
0

Os objetivos imperialistas do século XIX

Sobre os objetivos e prática imperialistas do países europeus sobre o continente africano e asiático predominantes no século XIX, está correto o que se afirma em I, II e III. Deste modo, está correta a alternativa d.

A invasão imperialista, pode-se dizer também neocolonialismo, das potências europeias no continente africano e asiático tinha como fim a criação de novos mercados consumidores para os excedentes de produção europeus.

Além disso, buscava mão de obra barata e matéria-prima para as indústrias.

Para justificar a invasão que promoviam na África e na Ásia, as potências europeias utilizavam do positivismo social e a religiosidade, ao afirmar que haviam sociedades civilizadas e sociedades não civilizadas e pregar a necessidade de conversão dos "pagãos".

Nesse cenário, seria obrigação das potências civilizadas levarem seu progresso tecnológico e social para as colônias inferiores. Juntamente com a "civilidade", oferecia-se também a conversão obrigatória ao cristianismo.

Veja mais sobre imperialismo em:

https://brainly.com.br/tarefa/25489029

Anexos:
Perguntas interessantes