ALGUÉM RESUME ESSE TEXTO PFV E URGENTEE!
Como é sabido, o bem-estar da população depende de investimentos em infraestrutura.
Sobre esse aspecto, o Brasil ainda tem muito a fazer.
No ranking que avalia a competitividade de 140 países em relação à infraestrutura, o país caiu três posições e, atualmente, ocupa o 72º lugar.
De acordo com esta reportagem do site G1, os principais desafios a serem enfrentados nos próximos anos pelo nosso país são os seguintes:
Na construção civil: redução do déficit habitacional, com a revitalização de programas como o Minha Casa Minha Vida. Acredita-se que o Brasil necessita de aproximadamente 6 milhões de novas moradias
No saneamento básico: melhora e expansão dos projetos nesse setor, uma vez que 17% da população brasileira não tem acesso a água e 48% não tem esgoto tratado
Transporte: melhoria das rodovias federais e estaduais, pois apenas 29% delas são consideradas boas ou ótimas. Isso sem falar também na necessidade de redução de gases poluentes
Telecomunicação: aumento da oferta da banda larga, pois 77% do tráfego atual é oriundo de 51% da população – o que significa que muitas pessoas ainda não têm acesso à internet
Energia: incentivo à geração de energia solar e eólica. Hoje, o país investe 5 bilhões de dólares a menos em energia sustentável do que em 2008, por exemplo.
Vale dizer, no entanto, que os problemas e desafios existentes não afastam uma perspectiva positiva.
De acordo com estimativa feita pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o investimento em infraestrutura no Brasil deve ter um crescimento médio de 13% nos próximos três anos.
Ainda assim, é enorme o desafio superar a crise e a concorrência global.
Segundo um estudo elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), chamado de Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022, para que o país tenha uma economia mais produtiva e inovadora, é preciso atuar em duas frentes:
Superação das deficiências que comprometem a produtividade (como a má qualidade da educação e o alto valor de tributos)
Desenvolvimento de competências, focado no aumento da capacidade de inovação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resumo:
Como é sabido, o bem-estar da população depende de investimentos em infraestrutura. Sobre esse aspecto, o Brasil ainda tem muito a fazer. No ranking que avalia a competitividade de 140 países em relação à infraestrutura, o país caiu três posições e, atualmente, ocupa o 72 lugar.
Hoje, o país investe 5 bilhões de dólares a menos em energia sustentável do que em 2008, por exemplo. De acordo com estimativa feita pelo BNDES , o investimento em infraestrutura no Brasil deve ter um crescimento médio de 13% nos próximos três anos.
Perguntas interessantes