Geografia, perguntado por AugustoSilvaAS, 1 ano atrás

ALGUEM RESPONDA ESSAS PERGUNTAS PARA MIM

1-O que é a energia solar? como funciona uma usina solar, de acordo com o seu tipo?

2-O que é a energia eólica? como funciona uma usina eólica?

3-O que é a energia geotérmica? como funciona uma usina geotérmica?

4-O que é a energia das ondas marítimas? como funciona uma usina geradora de energia elétrica a partir das ondas?

5-O que é a energia das marés? como funciona uma usina geradora de energia elétrica a partir das marés?

6-O que é energia termoelétrica? como funciona as usinas termoelétricas? quais são os impactos ambientais causados pela termoelétricas?

Soluções para a tarefa

Respondido por lylhyanp0inxv
5
1) A energia solar é uma energia renovável obtida pela luz do sol, utilizada para o aquecimento de água (energia térmica) ou como fonte de energia elétrica. A energia solar é proveniente da luz do sol e obtida por meio de placas solares, que têm como função captar a energia luminosa e transformá-la em energia térmica ou elétrica. Além disso, esse tipo de energia pode ser obtida nas usinas solares compostas por inúmeros painéis que captam a energia do sol. A energia solar pode ser usada para produzir energia térmica, através do método de aquecimento solar. Ou para produzir energia elétrica diretamente, através dos painéis solares fotovoltaicos ou ainda indiretamente, por meio das usinas que usam a energia heliotérmica.
2) A energia eólica é produzida a partir da força dos ventos e é gerada por meio de aerogeradores. Neles, a força do vento é captada por hélices ligadas a uma turbina que aciona um gerador elétrico. É uma energia abundante, renovável e limpa. Um sistema eólico pode ser utilizado em duas aplicações: Sistemas isolados, que armazenam a energia em baterias, normalmente utilizados em aplicações residenciais e de menor escala
Sistemas integrados à rede, que entregam a energia direto para a rede elétrica, normalmente em maior escala e com fins comerciais Existe também a aplicação off-shore que é um sistema de produção de energia eólica instalado no mar, que aproveita os ventos fora da costa e utilizam redes elétricas para transmitir a energia para o continente.
O vento gira uma hélice gigante conectada a um gerador que produz eletricidade. Quando vários mecanismos como esse - conhecido como turbina de vento - são ligados a uma central de transmissão de energia, temos uma central eólica. A quantidade de energia produzida por uma turbina varia de acordo com o tamanho das suas hélices e, claro, do regime de ventos na região em que está instalada. E não pense que o ideal é contar simplesmente com ventos fortes. "Além da velocidade dos ventos, é importante que eles sejam regulares, não sofram turbulências e nem estejam sujeitos a fenômenos climáticos como tufões", diz o engenheiro mecânico Everaldo Feitosa, vice-presidente da Associação Mundial de Energia Eólica.       Como o comportamento do vento muda ao longo do tempo, pode ser necessário a utilização de um sistema de armazenamento de energia que garanta o fornecimento adequado à demanda.     Nos casos em que a energia eólica é utilizada para complementar a produção de energia convencional, a energia gerada é injetada diretamente na rede elétrica, não sendo necessário o armazenamento de energia, bastando que o sistema elétrico convencional de base esteja dimensionado para atender à demanda durante os períodos de calmaria. Quando a energia eólica é utilizada como fonte primária de energia, uma forma de armazenamento se faz necessária para adaptar o perfil aleatório de produção energética ao perfil de consumo, guardando o excesso de energia durante os períodos de ventos de alta velocidade, para usá-la quando o consumo não puder ser atendido por insuficiência de vento. As formas mais conhecidas de armazenamento de energia eólica são através de baterias e sob a forma de energia potencial gravitacional.
3) 
Energia geotérmica, é a energia obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. As usinas geotérmicas funcionam a partir do superaquecimento da água, que por sua vez produz vapores de alta pressão que movimentam as turbinas conectadas aos geradores de eletricidade. No entanto, ao invés de usar combustíveis fósseis para aquecer a água, por exemplo, essas usinas aproveitam diretamente o calor do centro da Terra.
4)  A energia das ondas é provocada pela ação do vento sobre a superfície do mar- a energia contida nas ondas produz energia mecânica que é transformada em energia elétrica. Quando a onda se desfaz e a água recua, o ar desloca-se em sentido contrário, passa por uma turbina e entra numa câmara para produzir energia. Hoje em dia, utiliza-se mais o movimento de subida/descida da onda para fornecer energia a um gerador que está dentro de um cilindro à superfície da água. Os sistemas para obter energia das ondas são muito pequenos e por isso são apenas suficientes para iluminar uma casa ou algumas bóias de aviso no mar. Um grande cilindro oco que fica flutuando na superfície e é conectado ,por articulações móveis , a uma base que fica ancorada no fundo do mar  a 10 pes de profundidade. Cada vez que uma onda passa, o cilindro sobe e baixa e esse movimento é transmitido , através das articulações moveis, a uns pistões hidráulicos da base do fundo do mar. Com essa pressão, os pistões bombeiam a agua  que vai canalizada até um gerador de turbina que esta na praia mais próxima. Por sua vez, a turbina produz eletricidade de uma forma semelhante assim como um gerador hidroelétrico convencional.

lylhyanp0inxv: 5) A energia das marés deriva da energia do movimento (energia cinética) das águas que atingem menor ou maior altitude – quanto maior a amplitude da maré, maior é a quantidade de energia que se pode produzir. Esta energia pode ser obtida sob dois tipos: a cinética (movimentação das correntes) e a potencial (diferença de altura entre a maré alta e a maré baixa). É extraída através das centrais elétricas (são necessários sete metros de diferença entre as marés para ser rentável).
lylhyanp0inxv: O sistema mais utilizado é o de barragens, que consiste na construção de diques que captam a água durante a alta da maré. Essa água armazenada é então liberada durante a baixa da maré, passando por uma turbina que gera energia elétrica. Uma usina de aproveitamento da energia das marés requer três elementos básicos: casa de força ou unidades geradoras de energia, eclusas, para permitir a entrada e saída de água da bacia, e barragem.
lylhyanp0inxv: 6) Energia termoelétrica é aquela gerada a partir da queima de combustíveis fósseis (diesel, carvão mineral, gás natural, gasolina, etc.) realizada nas usinas termoelétricas. Basicamente, nas termelétricas, a caldeira é aquecida com água e produz vapor, o qual, em alta pressão, move as pás da turbina do gerador. A energia nuclear, por meio de reações nucleares, também é uma fonte de calor para aquecer a água.
lylhyanp0inxv: Por sua vez, após ter movimentado as turbinas, o vapor é conduzido a um condensador que será resfriado para ser reutilizada em um novo ciclo. Na realidade, a eletricidade é produzida a partir da energia cinética obtida pela passagem do vapor pela turbina, transformando a potência mecânica em potência elétrica.
lylhyanp0inxv: A energia gerada é transmitida através de cabos, que por sua vez é levada aos transformadores, onde tem sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores. Daí, a energia é distribuída para consumo. Um dos piores impactos ambientais possíveis ocorre quando os gases residuais do processo são emitidos para a atmosfera, onde a grande quantidade de poluentes causam o aquecimento global por meio do que chamamos “efeito estufa”, além das chuvas ácidas.
lylhyanp0inxv: As termoelétricas possuem um alto custo de manutenção, posto que necessitam constantemente de combustível para ser queimado.
Perguntas interessantes