Alguém que já assistiu o filme da guerra de canudos poderia me explicar o que foi a guerra de canudos??
Soluções para a tarefa
A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos na crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.
Os grandes fazendeiros da região, unindo-se à igreja, iniciaram um forte grupo de pressão à República recém-instaurada, pedindo que fossem tomadas providências contra Antônio Conselheiro e seus seguidores. Criaram-se rumores de que Canudos se armava para atacar cidades vizinhas e partir em direção à capital para depor o governo republicano e reinstalar a Monarquia.
Apesar de não haver nenhuma prova para estes rumores, o Exército foi mandado para Canudos.Três expedições militares contra Canudos saíram derrotadas, o que apavorou a opinião pública, que acabou exigindo a destruição do arraial, dando legitimidade ao massacre de até vinte mil sertanejos. Além disso, estima-se que cinco mil militares tenham morrido. A guerra terminou com a destruição total de Canudos, a degola de muitos prisioneiros de guerra, e o incêndio de todas as casas do arraial.
Resposta: De modo geral, a Guerra de Canudos foi um confronto armado que se deu entre os membros de um movimento popular de cunho religioso que habitava em uma comunidade chamada de Canudos, no interior da Bahia, e o Exército Brasileiro. O conflito, que ocorreu entre 1896 e 1897, teve como pano de fundo as péssimas condições de vida dos habitantes da região do arraial de Canudos, esta marcada por seca, desemprego e latifúndios improdutivos. Após o fim da escravidão, o Brasil enfrentava uma série de problemas de ordem econômica e social, afinal, os donos das fazendas tinham perdido a mão de obra que sustentava a produção agrícola e a extração de minérios – na época, as principais atividades econômicas do país. O cenário piorou ainda mais após a terrível seca de 1796, a qual dizimou milhares de lavouras e matou muita gente de fome. Enquanto isso, no panorama social, os escravos, agora libertos, perambulavam pelas terras secas sem ter para onde ir ou o que comer. Um destes marginalizados foi Antônio Conselheiro, homem que, assim como muitos da região, tinha sofrido derrotas na vida: foi demitido, investiu em trabalhos que não deram certo e perdeu a mulher para o amante.