História, perguntado por julybelem06, 8 meses atrás

alguém prfvv me ajudaa

1-A Grécia antiga não se constituía como um país tal qual conhecemos hoje. Era um vasto território com características específica do povo grego. A história dos gregos antigos pode ser divida em fases. As manifestações culturais do período clássico da Grécia antiga são entendidas como a base da civilização contemporânea. Neste período, os gregos viviam:
a)num quadro social compatível com as suas exemplificações filosóficas e políticas, não admitindo a existência da escravidão.

b)num regime político e cultural uniforme, exemplificado pela existência da democracia no conjunto das cidades-estados.

c)num império centralizado e que se estendia para o conjunto do mundo grego, ilhas do mar Egeu, Ásia Menor e sul da Itália.

d)sem liberdade política, social, econômica e cultural, desde a conquista militar dos persas sobre a península grega.

e)em cidades-estados, contando com uma uniformidade cultural caracterizada pela unidade de idioma e de crenças.

2-Na democracia grega, instituída em Atenas no final do século VI a.C., o principal órgão era a assembleia popular (eklesia), aberta à participação de todos os cidadãos, que tinham direito a palavra. Eram considerados cidadãos:
a)apenas os proprietários de terras e comerciantes, que comprovassem uma renda anual mínima capaz de dispensá-los das preocupações com a vida material.

b)todos os homens livres nascidos em Atenas, de pai e mãe atenienses, maiores de 18 anos, excluindo-se as mulheres, os escravos e os estrangeiros.

c)tanto os homens e mulheres pertencentes à nobreza, quanto os dirigentes religiosos, excluindo-se todos os outros habitantes da cidade.

d)todos os habitantes de Atenas nascidos na cidade, com exceção dos escravos de origem estrangeira.

e)aqueles indivíduos que fossem cadastrados na assembleia popular comprovassem participação regular nas reuniões mensais.

3-Certa ocasião, quando os espartanos enfrentaram os persas, em Termópilas, Êuritos e Aristôdamos, dois guerreiros, foram dispensados do combate por estarem doentes e tiveram permissão para regressarem a Esparta, caso quisessem. Êuritos preferiu permanecer. Ficou, lutou e morreu. Já Aristôdamos regressou sem ter combatido. Foi recebido com opróbio e desonra. Nenhum espartano queria ajudá-lo a acender o fogo de sua casa, ninguém lhe dirigia a palavra e era chamado Aristôdamos, o Covarde.(Heródoto. História. Apud Teresa Van Acker. Grécia: a vida cotidiana na cidade-estado, 1985.). O texto, cujo original é do século V a.C., exemplifica:
a)a falta de disciplina e de preparo militar dos espartanos, durante os combates contra outros povos.

b)a valorização da paz que prevalecia em Esparta e a diferenciava da beligerante Atenas.

c)as constantes epidemias que grassavam em Esparta e que inviabilizavam a maioria de suas ações guerreiras.

d)os valores e princípios militares que regulavam a educação e a sociedade espartanas.

e)o temor que os espartanos sentiam ao ver ameaçada sua democracia e o esforço militar para defendê-la.

Soluções para a tarefa

Respondido por Anneisadora
1

Resposta:

A resposta da 2 é a B

Explicação:

Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política. Dessa forma, a democracia ateniense era excludente na medida em que somente um décimo da população participava do mundo político ateniense.

SÓ SEI ESSA : (


julybelem06: já ajudou, obgg
Anneisadora: ^_~
Perguntas interessantes