Geografia, perguntado por viviane3121, 1 ano atrás

alguém pra mi ajuda o que é o turismo no Nordeste​

Soluções para a tarefa

Respondido por ketelycriste
1

O turismo no Nordeste tem sido importante na atração de populações, tendo em vista as múltiplas possibilidades de investimento, a geração de renda e de emprego, a implementação de infraestrutura básica, a existência de paisagens naturais e a melhor qualidade de vida. Esse quadro tem favorecido a dinamização e ampliação de diversas atividades, tais como: o comércio, o setor imobiliário, a prestação de serviços, o setor de transportes, além de aumentar arrecadação de impostos e ampliar o mercado formal e informal de trabalho.

O Nordeste é atrativo para diversos tipos de turismo. Para o turismo de praia e resorts, a Região oferece milhares de quilômetros de praias tropicais, muitas das quais apenas parcialmente desenvolvidas, outras ainda inexploradas. São, em média, 300 dias de sol por ano. São incontáveis as praias que o litoral Nordeste oferece. O patrimônio histórico e cultural também é muito rico, destacando-se as cidades coloniais de São Luís e Olinda, consideradas patrimônios culturais da humanidade, e ainda Salvador, primeira capital do Brasil, com sítios históricos recuperados, assim como Recife, área que foi dominada por holandeses no século XVII.

Para o turismo ecológico e natural, há no Nordeste áreas privilegiadas, como a Chapada Diamantina, os Parques Nacionais de Sete Cidades, Serra da Capivara e Lençóis Maranhenses, o Delta do Rio Parnaíba - internacionalmente conhecidos por suas belezas e diversidade biológica, além de diversos outros atrativos.

O Nordeste oferece ainda rico folclore e artesanato, gastronomia característica e uma grande diversidade de festas populares, além de condições climáticas extremamente favoráveis (sol o ano inteiro), localização estratégica, próxima aos grandes mercados mundiais e novas potencialidades de bons negócios em agribusiness, turismo, softwares, confecções, indústria de transformação entre inúmeros outros setores.

O Nordeste brasileiro, com praias paradisíacas, tornou-se um destino interessante depois que lugares como Tailândia, Caribe e o estado americano da Flórida passaram por desastres naturais (intempéries como furacões e tsunami). Além disso, a valorização de moedas como o euro e a libra esterlina ante o real torna o Brasil um país de custo muito baixo para esses mercados -- não apenas no preço dos terrenos, mas também na mão-de-obra e na manutenção das operações.


viviane3121: Obrigada
ketelycriste: Por Nada
Perguntas interessantes