alguém por favorrrrr
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. COMUNIDADE ESTÁVEL- COMUNIDADE CLÍMAX REPRESENTA UMA COMUNIDADE EM QUE PERMANECE EM UM NÍVEL ESTÁVEL EM FREQUÊNCIA DE ESPÉCIES ( BIODIVERSIDADE), ONDE A VARIABILIDADE DOS RECURSOS AMBIENTAIS MANTÊM-SE POUCO OCIOSA.
2. Cada etapa da sucessão ecológica, isto é, cada comunidade estabelecida, até atingir o clímax, é denominada estágio seral ou série.
3. A sucessão ecológica passa por três fases:
Comunidade pioneira ou ecese;
Comunidade secundária, intermediária ou seral;
Comunidade clímax.
4. Sucessão Primária: ocorre em ambientes que nunca antes foram ocupados por uma comunidade. Como exemplo desse tipo de sucessão, podemos citar o surgimento de vida em afloramentos rochosos e lavas vulcânicas solidificadas (veja figura acima).
Nesse tipo de sucessão, observa-se um ambiente de difícil estabelecimento de organismos. Surgem, nesse cenário, as espécies pioneiras, que possuem capacidade de se estabelecer em locais com condições severas.
Um exemplo clássico de espécie pioneira são os líquens, organismos formados pela associação de algas ou cianobactérias com fungos. Esses seres são capazes, por exemplo, de se estabelecerem em rochas, onde lançam ácidos capazes de formar uma pequena camada de solo por meio da desagregação da rocha. A partir desse solo, é possível o desenvolvimento de novos seres e, consequentemente, o estabelecimento de outras comunidades.
- Sucessão Secundária: ocorre em ambientes em que já existiu uma comunidade anteriormente. Nesse caso, o desenvolvimento de uma nova comunidade já conta com a presença de matéria orgânica, uma vez que a biota original foi apenas parcialmente alterada. Entre os exemplos desse tipo de sucessão, podemos citar as áreas desmatadas e clareiras.
5. Espécie pioneira ou oportunista é designação dada em Ecologia às espécies resistentes aos factores abióticos do ambiente que iniciam a colonização de um biótopo como primeira etapa de uma sucessão ecológica. São em geral organismos fotossintéticos, já que são normalmente os organismos iniciais da cadeia trófica.
6. As interações harmônicas ou positivas (+) são aquelas onde não há prejuízo para as espécies participantes e vantagem para pelo menos uma delas.
As interações desarmônicas ou negativas (-) são aquelas onde pelo menos uma das espécies participantes é prejudicada, podendo existir benefício para uma delas.
7. Uma sociedade, ou sociedades, não pode ser classificada de forma homogênea. Isso porque, pode haver diversas diferenças entre o grupo de pessoas que convive de forma coletiva. Entretanto, a forma como as sociedades são estruturadas se assemelham no funcionamento.
De acordo com a sociologia, existem diferenças entre os termos sociedade e comunidade. Nesse sentido, a diferença entre os dois coletivos estaria na maneira como as pessoas se comportam quando inseridas no meio de convívio.
8. As sociedades isomorfas são aquelas em que os indivíduos constituintes não apresentam características morfológicas diferenciadas e, portanto, podem ocupar qualquer função na sociedade. O melhor exemplo de sociedade isomorfa é a humana, onde os indivíduos são morfologicamente semelhantes.
As sociedades heteromorfas são aquelas em que os indivíduos constituintes apresentam diferenças morfológicas, o que determina que estes indivíduos realizem atividades de acordo com estas adaptações morfológicas. Um dos exemplos que melhor podem ilustrar o das sociedades heteromorfas é a colméia, a sociedade das abelhas. Além das colméias, os formigueiros e termiteiros (ou cupinzeiros), também constituem exemplos de sociedades heteromorfas organizadas.
Explicação:
Espero ter ajudado, porém acho que ficou um pouco longo ;-;
Flw.