Ed. Física, perguntado por foxzany, 8 meses atrás

Alguém por favor podia fazer uma resenha sobre *tipos doping*

o professor pediu 40 linhas , mas vai quanto você puder, agradeço se puder ajudar..

é para amanhã de manhã​

Soluções para a tarefa

Respondido por RenanBrainly10
1

Resposta:

Geralmente associamos a palavra doping a casos que ocorreram aos atletas em jogos olímpicos ou outras competições de grande relevância. Essa palavra também é compreendida como substâncias ingeridas ou consumidas oralmente com o objetivo de obter vantagens sobre seus adversários.

Porém, o conceito de doping é bem mais amplo. Todo o ano a Agencia Mundial Antidoping – WADA publica a lista atualizada de substâncias proibidas para os atletas. As punições vão desde uma advertência até a possibilidade de o atleta ser banido do esporte.

Entre essas substâncias, existem aquelas que não podem em hipótese alguma ser usada por um atleta como são os casos de agentes anabolizantes. No entanto, existem também aquelas que acarretam em punições como os estimulantes.

Além das substâncias, existem ainda na lista WADA, métodos ilícitos, como técnicas que podem contribuir para vantagens tidas como injustas, mesmo não sendo encontrado nenhum medicamento ou hormônio ingerido pelo atleta, como no caso do doping sanguíneo.

Vamos expor aqui os tipos de doping, técnicas para burlar os testes antidopings, seus efeitos fisiológicos e as consequências que podem acarretar a saúde do atleta.

O que é doping?

Doping ou dopagem em português é conhecido como a aplicação de substâncias ou procedimentos ilegais que possibilitam modificações físicas e até mesmo psíquicas que trazem vantagens (mesmo que ilusórias), ao desempenho esportivo do atleta.

Portanto, entende-se como uma droga estimulante ilícita que, visa suprir temporariamente a fadiga, aumentar ou diminuir a velocidade e melhorar a execução do trabalho de um esportista.

Por ser ilegal, em 1968, no México, a comissão médica do comitê olímpico internacional elaborou testes que detectava o doping, punindo com a exclusão dos jogos qualquer atleta que fazia uso de tais substâncias.

Tipos de doping

Os principais tipos de doping banidos pela Wada (Agência Mundial Antidoping) são:

Estimulantes: são substâncias que agem diretamente no cérebro e também no corpo. Elas contribuem para o estado de alerta do atleta, de competitividade e de agressividade, diminui o cansaço e dá sensação de força e disposição.

Esteroides: os esteroides de fortalecimento, mas conhecidos como anabólicos, assemelha aos efeitos da testosterona, gerando nas células musculares e nos ossos a produção de proteínas. O usuário dessa droga consegue aumentar sua carga de treinamento.

Diuréticos: aumentam a produção de urina e reduzem o inchaço de tecidos provocado pela retenção de líquidos. Alguns atletas utilizam o diurético para perder peso ou para disfarçar a presença de outras substâncias em seu corpo.

Hormônio de Crescimento Humano (HGH): é um hormônio natural que estimula o crescimento e favorece a síntese de proteínas. O HGH auxilia a formação de músculos e tecidos.

Eritropoietina (EPO): hormônio sintetizado pelos rins para regular a produção de glóbulos vermelhos. O EPO artificial aumenta o número de glóbulos vermelhos, ampliando a capacidade de corpo de usar oxigênio. Muito utilizado por atletas que praticam esportes de resistência e atletas que realizam esportes de explosão.

Betabloqueadores: são consumidos para reduzir os batimentos cardíacos e conter tremores em modalidades como tiro ao alvo e arco e flecha.

Doping sanguíneo: injeção de glóbulos vermelhos ou de outros produtos semelhantes para aumentar o número dessas células no corpo. O sangue é extraído de um competidor, armazenado e depois reintroduzido cerca de um mês antes de uma competição.


foxzany: obrigado pela pesquisa!
foxzany: agradeço imensamente
RenanBrainly10: obrigado
RenanBrainly10: eu pesquiso no computador e colo no celular depois hahaha
foxzany: Bom método ksks
Perguntas interessantes