ALGUÉM POR FAVOR PODE RESPONDER O TRABALHO ENTREGUE HOJE ??????
A MATÉRIA SOCIOLOGIA
Políticas de Ação Afirmativa como formas de discriminação positiva
As ações afirmativas são políticas públicas que buscam minorar a desigualdade politica, social e económica entre grupos de uma sociedade. Este tipo de ação faz-se necessària quando al assimetria de oportunidades entre grupos sociais deriva de suas caracteristicas culturais, fenotipicas, biológicas ou de injustiças históricas, comuns em sociedades que sofreram processos de colonização escravocrata, segregação racial, guerras civis. Ações afirmativas também são fundamentais em sociedades multiculturais ou com intensos fluxos migratórios. A premissa básica das ações afirmativas é promover igualdade de acesso às oportunidades. As ações afirmativas propõem o tratamento desigual a não iguais para a construção de uma distribuição equitativa de bens e oportunidades. São importantes mecanismos para a ampliação da mobilidade social ascendente.
Elas permitem, ainda que de forma reduzida, que os caminhos percorridos por individuos de determinados grupos sejam frutos de sua escolha, não de suas circunstâncias. As ações afirmativas abarcam a promoção dos direitos civis, a emancipação material e a valorização do patrimônio cultural. A India foi pioneira na implementação das politicas afirmativas, ao adotar como parte da legislação, em 1950, a criminalização da divisão de castas, que historicamente vinha dividindo a população indiana em grupos sociais hereditários (em que a condição social de um individuo passa de pal para filho). A estrutura de castas impedia a mobilidade social e, com isso, quem nascia nas castas mais baixas não tinha possibilidade de ascender socialmente, pois todos os mecanismos legais estavam reservados para as castas mais altas. O pais passou a ter políticas de reserva para incluir "cotas de representação politica nas legislaturas, cotas de contratação no serviço público e cotas nas instituições públicas de ensino superior"
Nos EUA, as políticas de ações afirmativas foram implementadas na década de 1960, como
resultado da luta por direitos civis e pela promoção da igualdade racial, voltada para o acesso
nos espaços educacionais, politicos e econômicos. Foi nessa mesma década que se
implementou cota no mercado de trabalho para impulsionar e garantir oportunidades para
afro-americanos nos processos de contratação e seleção.
O inicio dos anos 2000 foi fundamental para a politica nacional, porque foi no ano de 2001, durante a Conferència de Durban, que o Brasil reconheceu internacionalmente ser um país racista. A implementação de ações afirmativas ganhou força em 2003, com a lei 10.639, a qual estabelece o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na de Educação Básica. Posteriormente, em 2012, houve a aprovação da Lei no 12.711 para programas de cotas em universidades para pretos, pardos e pobres, como forma de diminuição das tacunas existentes e persistentes na formação de pessoas negras ao longo da história do país.
O texto da aula 3- "Ações afirmativas", tem um conteúdo bastante importante que deve ser conhecido por todo aluno de escola pública no Brasil. Através da leitura desse texto e de uma breve pesquisa na internet, escreva um resumo sobre as ideias principais presentes nele e, em seguida, dê sua opinião pessoal sobre as politicas de ações afirmativas voltadas para estudantes do ensino público do país.
(Mínimo de 10 linhas)
ALGUÉM POR FAVOR PODE RESPONDER O TRABALHO ENTREGUE HOJE ??????
Soluções para a tarefa
RESUMO
A Literatura é considerada um bem cultural cujo acesso contribui para o desenvolvimento da educação estética, da sensibilidade, da concentração, dos aspectos cognitivos e linguísticos, do exercício da imaginação, além, de favorecer o acesso aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos,seja do universo fictício ou real. A leitura literária deixa em cada um de nós uma bagagem de experiências que nos define como leitores e que se refletem em nossa formação humana e profissional. Nesse sentido, esse estudo se justifica por conta da relevância da sua temática para a educação escolar e formação social do sujeito.Realizamos um estudo exploratório e de cunho qualitativo cujo objetivo geral foi compreender quais as contribuições do ensino da Literatura para a formação do leitor no universo do Ensino Médio em um colégio públicono município de Jacobina. Nossos objetivos específicos foram identificar se existem alunos com perfil de leitores naquela unidade de ensino; analisar a prática docente de dois professores do Ensino Médio que são professoresdos alunos entrevistados e verificar se a prática desses docentes contribui para a formação de alunos-leitores.Para a coleta de dados valemo-nos das seguintes técnicas: observação das aulas de dois professores; aplicação de um questionário para selecionarmos alunos com perfil de leitores; entrevista com os alunos selecionados. Zilberman (1998); Freire (1989); Lajolo (1999); Cosson (2011); Cândido (1995) entre outros autores que refletem sobre a Literatura na perspectiva da educação para sensibilidade estética e humana, além dos documentos oficiais publicados pelo Ministério da Educação e Cultura serviram de ancoragem teórica para esse trabalho. Os resultados obtidos com o estudo demonstram que na escola investigadaa prática pedagógica contribui muito pouco para a constituição desse tipo de leitor em virtude de não se considerar as condições de produção de leitura necessárias aos textos dessa ordem do discurso, dada a sua complexidade.
Palavras-chave:Formação do leitor; Ensino de Literatura; Prática docente.