Geografia, perguntado por hanna8222, 10 meses atrás

Alguém por favor pode me ajudar nessas perguntas.

1-Sobre a regionalização do continente americano sob aspectos históricos, culturais, sociais e econômicos, a América se divide em dois blocos: América Latina e América Anglo-saxônica.

A-Quais foram os países colonizadores da América Anglo-saxônica e América Latina?

B-Quais foram os aspectos da colonização da América Anglo-saxônica e América Latina que contribuíram para as atuais condições socioeconômicas destes países? Especifique, a área mais desenvolvida (rica) e menos desenvolvida (pobre).

C-Pelos aspectos culturais, cite as línguas faladas e a religião predominante na América Latina.

D-Pelos aspectos culturais, cite as línguas faladas e a religião predominante na América Anglo-saxônica.

E-Qual país da América Anglo-saxônica posssue duas línguas oficiais?Quais são as línguas faladas?

F- Quais países estão localizados na América Latina que não são falantes de línguas latinas? Quais são essas línguas?

G-O que é uma língua latina ou neolatina? Quais são as línguas latinas mais faladas?

H-Em qual bloco se enquadra o território brasileiro? Na América Anglo-saxônica ou na América Latina?

2-Explique a definição de território e de Estado.

3- Dê um exemplo de Estado (país) que é constituído por mais uma nação. Cite o nome do país e as nações que compõem este país.​

Soluções para a tarefa

Respondido por sarabatista906
8

1.

a ) América Latina, onde predominou a colonização espanhola e portuguesa do tipo de exploração, os Estados Unidos e Canadá foram colonizados pela França (parte do Canadá) e, principalmente, pela Inglaterra

b )  Os países considerados latinos tiveram uma colonização de exploração, ou seja, apenas forneciam riquezas oriundas da natureza (madeira, pedras preciosas, entre outros) e cultivavam produtos tropicais (cana-de-açúcar, café, borracha, entre outros). Em resultado a essa intensa exploração, os países latinos herdaram desse período um grande atraso socioeconômico que reflete nos dias atuais.

Por outro lado, os países que fazem parte da América Anglo-saxônica tiveram uma colonização de povoamento. Isso quer dizer que o interesse da metrópole era povoar e desenvolver o lugar. Nesse tipo de colonização a intenção não estava ligada à exploração de riquezas com a finalidade de enviá-las para a metrópole, e sim de abastecer os próprios habitantes. Em suma, as riquezas produzidas permaneciam no país. Essa característica foi de fundamental importância para que países como Estados Unidos e Canadá se tornassem grandes nações, sendo o primeiro a maior potência mundial.

c ) A América Latina  é uma região do continente americano que engloba os países onde são faladas, primordialmente, línguas românicas (derivadas do latim) — no caso, o espanhol, o português e o francês — visto que, historicamente, a região foi maioritariamente dominada pelos impérios coloniais europeus Espanhol e Português.A maioria da população professa o catolicismo romano, mas em alguma parte desses países latino-americanos é crescente o número de protestantes, popularmente chamados no Brasil de evangélicos. Há também minorias de judeus, muçulmanos, hinduístas, budistas, espíritas — já que o Brasil é o país com o maior número de adeptos dessa religião —, e praticantes de cultos afro-brasileiros.

d )  O principal idioma falado em ambos os países é a língua inglesa, ou seja, um idioma de origem anglo-saxônica ou germânica, o que denota o nome dado ao grupo destes países. Apesar de idioma predominante, o inglês não é o único, sendo comum também o espanhol e o francês, os quais são idiomas latinos, ou de origem no latim.

De maneira geral, os países anglo-saxões são protestantes (influência da colonização inglesa), embora outras religiões estejam presente tais como: catolicismo, anglicanismo, islamismo, hinduísmo, judaísmo, budismo, dentre outras.

e )  o Canadá ,as duas línguas oficiais  são o inglês e o francês.

f ) Em diversas nações, principalmente as caribenhas, existem os idiomas crioulos, que derivam de línguas europeias e línguas nativas do país, antes da colonização. Em outras, existe uma grande quantidade de falantes das línguas indígenas, como o México, o Peru, a Guatemala e o Paraguai. Nestes casos, é comum os governos nacionais ou regionais reconhecerem estes idiomas não europeus como idiomas oficiais, ao lado do idioma europeu predominante. Por exemplo, o Quíchua é reconhecido no Peru como idioma oficial, ao lado do Espanhol. O Guarani também é idioma oficial no Paraguai juntamente com o Espanhol

g ) As chamadas línguas românicas, também conhecidas como línguas neolatinas ou línguas latinas são idiomas que integram o vasto conjunto das línguas indo-europeias que se originaram da evolução do latim, principalmente do latim vulgar, falado pelas classes mais populares. O espanhol é a mais falada das línguas românicas ou neolatinas

h ) O território brasileiro se enquadra na América Latina.

2 ) Território pode ser uma área delimitada sob uma posse, seja de um animal, uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição.  Estado nada mais é do que uma sociedade constituída por um grupo de indivíduos organizados, como: os grupos familiares, profissionais, educativos, políticos, religiosos, que buscam objetivos em comum.

3 ) O Canadá é um Estado que abriga duas nações: uma de origem francesa e outra de origem inglesa .

espero ter ajudado


hanna8222: obrigada pela ajuda❤
sarabatista906: De nada
hanna8222: na letra F tudo isso é importante e necessario ser escrito?
Perguntas interessantes