História, perguntado por thaliamartim21, 3 meses atrás

Alguém por favor pode me "ajudar" a um trabalho de História sobre a Revolução Farroupilha( ñ sei fazer texto e muito menos resumir)
•Tenho q escrever o q vou apresentar
•Causas
•Líderes
•Datas
•Batalhas
•Mortes e feridos
•Consequências

Soluções para a tarefa

Respondido por lara8958622
0

Resposta:Oi.Tudo bem?Vamos lá:

Foi somente em 1935 que o Império entrou no conflito para valer, enviando tropas para derrotar os farrapos  – nome dado aos revolucionários. No dia seguinte da invasão de Porto Alegre pelas tropas da corte, o comandante da Guarda Nacional local, Bento Gonçalves, tomou a liderança do movimento e proclamou a República do Piratini, a fim de colocar em prática os ideias separatistas. Assim, aqueles que antes eram apenas revolucionários tornaram-se combatentes e deixaram de lutar por uma vitória fiscal para reivindicar o reconhecimento de um novo país. Durante o movimento, houve uma forte propaganda separatista, que exaltava a nacionalidade rio-grandense. Em 1936, Bento Gonçalves foi preso e, ao mesmo tempo, nomeado o Presidente da República rio-grandense. Quem assumiu na sua ausência foi o vice Davi Gonçalves e Giuseppe Garibaldi, os quais decidiram expandir o território para a vila de Laguna, em Santa Catarina.Fim da guerra – Como terminou?  Com a tomada de Santa Catarina, o Império decidiu fortalecer o exército. Assim, os combatentes farroupilhas que haviam ganhado várias batalhas até 1840 começaram a sofrer com a falta de combatentes e recursos. Como consequência, em 1843, Bento Gonçalves renuncia o cargo de presidente. Quem assumiu o poder foi Álvaro Machado, sob nomeação do governo imperial. A tentativa era tentar persuadir os rebeldes a desistirem dos ideais separatistas. No entanto, quem conseguiu fazê-los assinar o tratado de paz foi Luís Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), que, em 1845, decretou o fim da guerra com o Poncho Verde. No tratado, as condições dos revolucionários foram inúmeras, incluindo a libertação dos escravos e presos políticos envolvidos na batalha, a maior autonomia econômica para a província e a amenização dos impostos. Apesar do Império aceitar a maior parte das propostas, nem todas foram cumpridas – os negros e escravos, ao invés de serem libertos, foram vendidos para outras famílias no Rio de Janeiro, por exemplo.fim da guerra farroupilha

Os líderes farroupilhas :Durante a batalha, muitos nomes ficaram conhecidos, devido às conquistas farroupilhas. Os nomes de maior destaque são:

-Bento Gonçalves;

-General Neto;

-Luis Alves de Lima e Silva (Dique de Caxias);

-Davi Canabarro;

-Onofre Pires;

-Vicente Fontoura;

-Davi Canabro;

-Giuseppe Garibaldi;

-Cipriano Barata;

-Luigi Rosseti.

Datas:20 de set. de 1835 – 1 de mar. de 1845

Mortes e feridos: Os farrapos ficaram quase intactos, enquanto do outro lado havia 180 mortos, 63 feridos e 100 prisioneiros. Donos do campo, os farroupilhas comemoraram vibrantemente a vitória. Cresceu a vontade separatista de conquistar e manter um país rio-grandense independente, entre as nações do mundo.

Consequências : A Guerra resultou em severos danos à economia do Rio Grande do Sul, a qual demorou muitos anos para conseguir se recuperar do conflito. Algumas cidades tiveram a população reduzida significativamente, a exemplo de Passo fundo e Piratini, que serviam de corredores para as tropas. O reflexo mais forte da guerra, no entanto, pode ser visto até os dias de hoje com a exaltação da cultura rio-grandense. Todos os anos, o dia 20 de setembro é comemorado pelos gaúchos em homenagem aos farroupilhos e às tradições propagandeadas durante a guerra.

Explicação:Espero ter ajudado,se poder colocar como melhor resposta eu agradeço ( ˘ ³˘)♥

Anexos:
Perguntas interessantes