Português, perguntado por Asousa123, 1 ano atrás

Alguém por favor me ajuda fazer uma redação , com o tema A VIOLÊNCIA EM SÃO PAULO
porfavooor

Soluções para a tarefa

Respondido por amandaS14
1

'Por fraqueza dos bons é que vemos com frequência no mundo, a influência dos maus vencerem a influência dos bons. Porque os maus são intrigantes e audaciosos, e os bons são tímidos. E que, quando os bons quiserem, predominarão'. Allan Kardec, filósofo francês moderno, diz, com propriedade e clareza, porque a violência prevalece há muito.

A guerra brutal, entre a PM e criminosos do Primeiro Comando da Capital (PCC), em São Paulo, merece uma análise mais ampla, assim, convido o leitor a pensar. Um triste dado: desde 1990, agentes da Lei vem sendo assassinados à luz do dia. Neste ano, são mais de 90 mortes.

Afinal, o que acontece nas ruas da cidade? Vários fatores podem tentar explicar, ao menos em parte, o que ocorre. Em nossa opinião, o que assistimos hoje e que nos deixa atônitos é fruto de política de abandono do Estado.

Ou seja, à medida que o Estado deixou de cumprir o seu papel, ao longo dos anos, a bandidagem foi se estabelecendo. Tudo teve início, por volta, da década de 90. Naquele momento, a elite paulistana saiu do centro. Em seguida, os barões das drogas foram se instalando na região. Eles se aproveitaram do mau funcionamento do Estado e sua ausência. Assim, passaram a fornecer medicamentos aos doentes e prestar assistência alimentar e jurídica aos necessitados, entre outras coisas. Por sua vez, o poder público tem se eximido, muitas vezes, de atender as demandas da população mais pobre.

O fato é que, neste ano, em São Paulo, virou rotina ônibus incendiados, arrastões em condomínios e restaurantes, assaltos a bancos e aumento nos casos de estupros. A violência atinge, também, as crianças. Anualmente 3.600 são mortas. Entre janeiro e junho, deste ano, houve crescimento de 21% nos homicídios dolosos.  

È bastante mais foi o que pude fazer...

Perguntas interessantes