Biologia, perguntado por httpdaniel, 10 meses atrás

alguém por favor me ajuda?

cientistas manipularam artificialmente o tamanho de cada população da seguinte cadeia alimentar:

mosquito - libélulas - trutas.

O que ocorreu de início com o tamanho de cada população quando as trutas foram removidas da cadeia? E o que ocorrera com essas populações a médio e longo prazo? Justifique essa resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por silvamarquesleo
4

Olá,

A retirada de um predador natural, nesse caso à truta, da cadeia alimentar, fez com que a população de libélulas fugissem do controle. Ocorrendo, no entanto, uma alta infestação desses seres.

A médio prazo, a população das lavadeiras (libélulas), acaba fugindo do controle e propagando-se em grande escala. Resultando no esgotamento de mosquitos e levando-os à extinção.

Evidentemente, ocorrerá uma alta proliferação das algas. Sendo que as larvas dos mosquitos que controlavam essas ervas marinha, se tornaram extintas com o alastramento das libélulas.

Porém, ao longo prazo, essa cadeia acabará escassa. Visto que, à falta de alimento para as libelinhas e um predador natural para as algas. Consequentemente, provocará extinção desses insetos e a proliferação triplicada dessas plantas marinhas. Ressalto que à falta de um predador natural, pode abalar uma cadeia alimentar.



Perguntas interessantes